Manutenção de Playgrounds: Como fazer e cuidados importantes

crianças brincando em playground com manutenção em dia

 Fonte: Fast Notícias

Manter a manutenção de playgrounds em dia é tão importante quando criar um espaço legal para as crianças se divertirem. Essencial para garantir a segurança dos pequenos e a vida útil dos brinquedos, a manutenção inclui tanto inspeções periódicas quanto diárias.

Confira as dicas que separamos para lhe ajudar e saiba como fazer a manutenção de playgrounds e manter esse espaço sempre seguro.

Como realizar a manutenção de playgrounds

A manutenção é uma ação preventiva que mantém o playground seguro e em condições de uso. Ela acontece por meio de inspeções, que avaliam o estado dos brinquedos, além de eventuais reparos, quando há necessidade.

Essas inspeções de manutenção dos playgrounds devem acontecer em 3 níveis:

  • Inspeções diárias:

É recomendado que pais ou outros responsáveis pela área verifiquem as condições de uso do playground diariamente. Uma simples volta pelo espaço já garante observar perigos iminentes, como pregos à mostra, peças soltas ou brinquedos que tenham saído do lugar e apresentem instabilidade.

Para agilizar esses reparos e tornar o controle da manutenção mais democrática, é recomendado que o playground tenha um “livro de registros”. Ele permite que os pais e responsáveis façam anotações sobre irregularidades, mal-uso ou falta de higiene observadas no espaço.

  • Inspeções mensais:

Mensalmente – ou no máximo a cada 3 meses -, é recomendado que os playgrounds recebam uma inspeção minuciosa, com bastante atenção aos detalhes, e que pode ser feita pelos próprios funcionários do condomínio.

Nessa inspeção é importante prestar atenção em aspectos como desgaste e deterioração de brinquedos, seja pelo tempo, clima ou mal-uso. É importante registrar todas as irregularidades observadas, bem como resolvê-las, reparando os brinquedos.

  • Inspeções anuais/semestrais:

Uma ou duas vezes por ano, chame um profissional para realizar uma manutenção aprofundada. Além de ser capaz de observar problemas que nem sempre são vistos nas outras inspeções, somente esse profissional será capaz de providenciar um laudo técnico, atestando as condições de uso do espaço conforme as normas ABNT para segurança em playgrounds.

Uma dica é realizar esse tipo de inspeção depois das férias escolares, o que garante que o espaço estará livre, evitando também transtornos em caso de reparos. Vale ressaltar ainda que os profissionais habilitados para realizar um laudo técnico de condições de uso são engenheiros e arquitetos com registro profissional (CREA e CRAU, respectivamente).

Outros cuidados importantes com o playground

Além de manter a manutenção de playground em dia, é essencial também prestar atenção a certos detalhes. Abaixo você confere alguns dos cuidados que se deve ter com playgrounds:

  • Os brinquedos têm indicação de faixa etária, o que garante a segurança dos pequenos. Para evitar mau-uso e acidentes, tenha indicações que informem “para qual idade é indicado” em todos os brinquedos do playground.
  • Crianças menores não devem ser deixadas sozinhas sem a supervisão de um adulto, menos ainda em um playground. Chame a atenção dos pais e responsáveis para esse detalhe.
  • Todos os brinquedos têm vida útil, por isso é importante verificar quando aqueles presentes no playground foram fabricados e até quando irão durar. Essa informação geralmente está no próprio brinquedo.
  • Brinquedos de madeira que ficam à céu aberto, desprotegidos, devem receber impermeabilização.
  • Entre um brinquedo e outro é preciso haver uma distância de pelo menos 1,30m.
  • Todas as superfícies devem ser lisas, sem quinas.
  • Pregos, porcas, pinos e parafusos salientes precisam contar com proteção.
  • Fique atento ao piso do playground: ele não pode ter desníveis e deve amortecedor impactos – grama sintética e pisos emborrachados são algumas das sugestões, segundo normas da ABNT.

Deixe uma resposta