Veja dicas e saiba como organizar um quarto infantil

Venha saber como organizar quarto infantil e deixar a bagunça de lado!

Organizar um quarto infantil não é tarefa fácil. Brinquedos, peças de roupa e toda agitação dos pequenos transformam um simples cômodo num cenário devastador em poucos minutos.

Para facilitar a vida de quem precisa colocar a mão na massa e manter tudo sempre arrumado, separamos algumas dicas muito práticas. Confira!

Invista em nichos e prateleiras

Muitas vezes não há espaço suficiente nos quartos infantis para colocar cestos e baús no chão. Nessas situações, trabalhar com a criatividade é fundamental para assegurar a melhor organização do ambiente.

Um dos jeitos mais fáceis de organizar o quarto infantil é utilizar as paredes como elemento de apoio. Se não é possível colocar uma bancada para expor livros e brinquedos, por que não utilizar uma prateleira de parede?

O mesmo vale para os nichos. Neles, você pode colocar pelúcias, quadros de fotos, brinquedos e tudo mais que julgar necessário.

Esses itens ainda podem ir além, transformando a decoração do ambiente. Além de organizar o quarto das crianças, contar com nichos e prateleiras pode deixar a peça muito mais bonita e bem arrumada. 

Tenha móveis adequados

Ter os móveis certos para um quarto infantil irá facilitar demais a organização do ambiente. É claro que o tamanho da peça irá importar, afinal, em um quarto pequeno não há possibilidade de acumular estantes e caixas para guardar os brinquedos.

Mas isso não precisa ser um problema! Isso porque alguns desses móveis são super compactos.

Por exemplo, sapateiras e organizadores de brinquedos são elementos práticos, muito funcionais e que ainda podem compor a decoração do quarto da criança. Com esses objetos, você nunca mais verá sapatos jogados pela casa. 

Além disso, possuir organizadores de brinquedos é uma excelente maneira de educar as crianças a serem mais participativas na arrumação da bagunça. Com o móvel certo, até mesmo os pequenos podem começar guardando seus brinquedos no lugar correto.

Assim, toda a família ganha e a criança ainda aprende desde cedo a importância de cuidar dos ambientes.

Faça da organização um momento de diversão

Os hábitos ensinados às crianças na infância podem ser atitudes que ficam para a vida toda. E não há nada melhor do que formar adultos organizados!

Como sabemos, a melhor maneira de aprender é se divertindo. Por isso, os papais e as mamães têm um papel fundamental em transformar a hora da organização em um momento de festa e diversão.

Para isso não há muito mistério, basta incentivar muito, dar algumas recompensas para os pequenos e, claro, estar ao lado o tempo todo.

Otimize os espaços

Otimizar os espaços significa ter apenas o essencial dentro do quarto e utilizar esses espaços da melhor maneira possível. As estantes podem servir para acomodar livros e, nos espaços vagos, guardar também alguns brinquedos.

Se tiver uma mesa para estudos, ela pode abrigar alguns livros e cadernos que precisariam ser guardados em outras peças ou móveis. 

Outra maneira de otimizar os espaços é ter móveis de canto. Assim, a disposição da peça fica mais bem distribuída.

Gostou das dicas que separamos? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários e continue acompanhando o blog da BestPlay!

Deixe uma resposta