Playground Interno: como montar, escolher brinquedos e muito mais

1-como-montar-playground-interno

Um playground interno é perfeito para a criançada se divertir em segurança mesmo em dias de chuva ou de muito calor, e por isso,esses cantinhos vêm ganhando cada vez mais espaço em condomínios e escolinhas. Que tal montar um aí no seu prédio ou creche? A gente ensina tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Dicas para montar um playground interno

O playground interno pode ser montado em condomínios, escolinhas infantis, berçários, alas pediátricas e até mesmo em estabelecimentos que recebam muitas crianças, como restaurantes familiares. Seja onde for, será preciso um espaço amplo para acomodar todos os brinquedos e ainda assim permitir que a criançada corra sem esbarrar em nada.

Veja tudo que é preciso pensar na hora de montar um playground interno:

Piso emborrachado em todo o chão

Segundo as normas da ABNT para Playground (clique no link para saber mais), esse espaço deve contar com um piso especial para playground, o que evita que os pequenos se machuquem.

O piso emborrachado e o tapete de grama sintética são algumas das indicações, justamente por amortecerem impactos e evitarem que as crianças resvalem e caiam. Além disso, também são mais higiênicos e macios ao toque – ideal para crianças pequenas, que adoram engatinhar pelo chão.

2-piso-emborrachado-e-grama-sintetica-para-playground

Planeje onde cada elemento do playground ficará

Por ser um ambiente de brincar interno, é comum que não se tenha tanto espaço quanto em um parquinho infantil ao ar livre – e por isso planejamento é tudo. Antes mesmo de partir para a parte de montar o espaço, faça um esboço de como será o playground e onde tudo deve ficar.

Meça os brinquedos que você deseja colocar no parquinho e rabisque as dimensões de todos os elementos em um papel utilizando a escala 1:100 (cada 1 cm de desenho no papel equivale a 1 m do espaço). De preferência, deixe os brinquedos grandes, como casinha e escorregadores, no centro do espaço ou contra a parede, assim, os pequenos podem correr ao seu redor ou no centro do espaço sem esbarrar.

3-planeje-o-playground-interno

Escolha bem os brinquedos para playground

Como é um playground interno, é bem provável que não se tenha tanto espaço. Por isso, dê preferência a brinquedos menores ou que combinem vários em um só (veja as dicas no final do tópico).
Outra dica é pensar nas diferentes idades das crianças que vão frequentar esse espaço e apostar em brinquedos para agradar todas as faixas etárias. Escorregador, balanço e gira gira são algumas dicas.

4-escorregador-com-balancos-e-gira-gira-playground-interno

Atividade recreativas para todas as idades

Nessa área de recreação também é super válido investir em outras atividades para divertir os pequenos. Fantoches para teatros, bonecos, mesinhas para desenhar e pintar, blocos de montar e outras brincadeiras também podem fazer parte do playground interno.

Além disso, é positivo colocar cercadinhos para que as crianças menores fiquem separados dos maiores, garantindo que essas brincadeiras corram de forma bem mais tranquila e segura.

5-lego-e-cercadinho-playground-interno

Montar um playground interno não é nenhum mistério, basta apenas planejamento e criatividade para deixar o espaço do jeitinho que os pequenos gostam. Para conferir mais brinquedos para playground, confira a BestPlay e encontre tudo para o parquinho das crianças.

Deixe uma resposta