Playground Interno: como montar, escolher brinquedos e muito mais

piso emborrachado para colocar em playground interno

Um playground interno é perfeito para a criançada se divertir em segurança mesmo em dias de chuva ou de muito calor, e por isso,esses cantinhos vêm ganhando cada vez mais espaço em condomínios e escolinhas. Que tal montar um aí no seu prédio ou creche? A gente ensina tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Dicas para montar um playground interno

O playground interno pode ser montado em condomínios, escolinhas infantis, berçários, alas pediátricas e até mesmo em estabelecimentos que recebam muitas crianças, como restaurantes familiares. Seja onde for, será preciso um espaço amplo para acomodar todos os brinquedos e ainda assim permitir que a criançada corra sem esbarrar em nada.

Veja tudo que é preciso pensar na hora de montar um playground interno:

Piso emborrachado em todo o chão

Segundo as normas da ABNT para Playground (clique no link para saber mais), esse espaço deve contar com um piso especial para playground, o que evita que os pequenos se machuquem.

O piso emborrachado e o tapete de grama sintética são algumas das indicações, justamente por amortecerem impactos e evitarem que as crianças resvalem e caiam. Além disso, também são mais higiênicos e macios ao toque – ideal para crianças pequenas, que adoram engatinhar pelo chão.

Piso emborrachado e Grama Sintética

Planeje onde cada elemento do playground ficará

Por ser um ambiente de brincar interno, é comum que não se tenha tanto espaço quanto em um parquinho infantil ao ar livre – e por isso planejamento é tudo. Antes mesmo de partir para a parte de montar o espaço, faça um esboço de como será o playground e onde tudo deve ficar.

Meça os brinquedos que você deseja colocar no parquinho e rabisque as dimensões de todos os elementos em um papel utilizando a escala 1:100 (cada 1 cm de desenho no papel equivale a 1 m do espaço). De preferência, deixe os brinquedos grandes, como casinha e escorregadores, no centro do espaço ou contra a parede, assim, os pequenos podem correr ao seu redor ou no centro do espaço sem esbarrar.

Espaço para playground no prédio

Escolha bem os brinquedos para playground

Como é um playground interno, é bem provável que não se tenha tanto espaço. Por isso, dê preferência a brinquedos menores ou que combinem vários em um só (veja as dicas no final do tópico).
Outra dica é pensar nas diferentes idades das crianças que vão frequentar esse espaço e apostar em brinquedos para agradar todas as faixas etárias. Escorregador, balanço e gira gira são algumas dicas.

Gira-gira e escorregador para playground interno

Atividade recreativas para todas as idades

Nessa área de recreação também é super válido investir em outras atividades para divertir os pequenos. Fantoches para teatros, bonecos, mesinhas para desenhar e pintar, blocos de montar e outras brincadeiras também podem fazer parte do playground interno.

Além disso, é positivo colocar cercadinhos para que as crianças menores fiquem separados dos maiores, garantindo que essas brincadeiras corram de forma bem mais tranquila e segura.

Crianças brincando

Montar um playground interno não é nenhum mistério, basta apenas planejamento e criatividade para deixar o espaço do jeitinho que os pequenos gostam. Para conferir mais brinquedos para playground, confira a BestPlay e encontre tudo para o parquinho das crianças.

1 Comentário
  1. Boa tarde! Tudo bem?
    Sou diretora pedagógica em uma escola Betuel de Ensino Infantil, localizada na cidade de São João del Rei, Minas Gerais. As nossas crianças tem idade entre 01 e 05 anos. Gostaria de receber um orçamento de brinquedos para parquinho que seja de plástico e atinja essa faixa etária.
    Desde já muito obrigada!
    Fabricia Matos

Deixe um comentário