Quais são os melhores livros da literatura infantil?

Melhores livros da literatura infantil

Sabemos sobre a importância de incentivar a leitura para os nossos pequenos, mas nem sempre temos indicações boas de histórias para apresentar às crianças. Pensando nisso, trouxemos uma lista com dez histórias consideradas entre as melhores da literatura infantil. Confira!

1 – O Pequeno Príncipe

Capa do livro "O pequeno príncipe"

Fonte: Jornal Minuano

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince) é um clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, de 1943 e que agrada a muitos leitores, crianças e adultos, até hoje.

O narrador do livro conta sobre quando conheceu um “menino de cabelos de ouro e cachecol vermelho”, após um acidente de avião. É a partir desse momento que a história se desenrola com o Pequeno Príncipe, que traz diversas mensagens bonitas e reflexões sobre a vida.

2 – Reinações de Narizinho

Capas dos livros "Reinações de Narizinho"

Fonte: Quem Coruja

Reinações de Narizinho foi publicado em 1931 e é uma das muitas obras de Monteiro Lobato. O livro é composto com várias histórias pequenas, que contam as muitas aventuras vividas por Narizinho, a protagonista, e os moradores do Sítio do Picapau Amarelo: Dona Bente, Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, tia Nastácia e muitos outros.

3 – Contos de Grimm

Capa do livro "Contos Grimm"

Fonte: AbeBooks

O livro Contos de Grimm, escrito por Wilhelm e Jacob Grimm, é um conjunto de contos do século XIX, criados pelos irmãos alemães a partir de histórias populares. No livro, encontramos histórias clássicas como A Branca de Neve, O Pequeno Polegar e outros.

4 – O Menino Maluquinho

Capa do livro "O menino maluquinho"

Fonte: Pinterest

O Menino Maluquinho é uma obra de Ziraldo que conta as histórias de um garoto travesso, alegre e muito maluquinho, que se diverte em qualquer situação, até quando brinca com sua própria sombra. O autor lida com temas sobre infância, felicidade e amadurecimento durante toda a história.

5 – Ou Isto ou Aquilo

Capa do livro "Ou isso ou aquilo"

Fonte: Scoop.it

Este é um livro de poesias escrito por Cecília Meireles, em 1964, com textos feitos para mostrar ao leitor como a nossa vida é feita de escolhas que nem sempre são fáceis de resolver. O assunto sobre dúvidas e dificuldades cotidianas é abordado de forma poetizada, com humor e sensibilidade.

6 – Alice no País das Maravilhas

Capa do livro "Alice no país das maravilhas"

Fonte: Pinterest

Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll, é um clássico infantil bastante conhecido devido aos filmes com base na história, mas vale a pena apresentar o livro para as crianças mergulharem em uma aventura que se passa em um mundo repleto de fantasia.

7 – Marcelo, marmelo, martelo

Capa do livro "Marcelo, marmelo, martelo"

Fonte: Pinterest

Marcelo, marmelo, martelo foi escrito por Ruth Rocha e o enredo da história é focado em situações do cotidiano, contadas um jeito simples e divertido, com desenhos bem coloridos. Os personagens são crianças e cada uma tem um jeitinho especial, como o Marcelo, que está sempre inventando palavras novas.

8 – Bisa Bia, Bisa Bel

Capa do livro "Bisa bia, bisa bel"

Fonte: Pinterest

É um livro premiado e conhecido mundialmente, escrito por Ana Maria Machado. A história se desenrola com a relação de Isabel com sua bisavó, Bia, que a garotinha só conheceu através de um retrato de infância.

9 – O Menino do Dedo Verde

Capa do livro "O menino do dedo verde"

Fonte: Pinterest

O Menino do Dedo Verde foi escrito por Maurice Druon há mais de três décadas. É um clássico da literatura infantil e a história aborda questões sobre ecologia e sociedade de forma mais descontraída e divertida.

10 – A Bolsa Amarela

Capa do livro "A Bolsa Amarela"

Fonte: O Imparcial

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, conta sobre os dilemas internos da menina Raquel, que esconde em uma bolsa amarela os seus maiores desejos na vida. A história aborda sobre os conflitos da personagem e a importância do diálogo entre pais e filhos.

Você pode se interessar por Como montar uma biblioteca infantil? Confira o passo a passo!

Agora você pode escolher, entre estas histórias, quais as que mais gostou para incentivar as crianças a lerem. E claro, você também pode ler qualquer um desses clássicos infantis, pois eles encantam qualquer pessoa! Boa leitura!

Deixe um comentário