Brincadeiras e dinâmicas são ótimas ferramentas para a educação. Atividades para ensinar ciências para crianças e outras matérias “mais complexas” tornam o aprendizado leve, divertido e prazeroso.
Veja algumas atividades simples de ministrar com os pequenos que podem contribuir imensamente para a assimilação de conteúdos científicos.
1 – Plantar feijão no pote
Uma das atividades para ensinar ciências mais clássicas nas escolas é a de plantar uma semente de feijão em um pote (ou recipiente) e observar o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Os únicos materiais necessários para esse experimento são: um pote tipo de geléia transparente (ou qualquer outro que possa ser reutilizado) e algodão.
Estimule as crianças a colocar a mão na massa e plantar a sementinha por conta própria, com todos os cuidados para que a plantinha germine de forma saudável.
É uma atividade excelente para estimular a curiosidade e a paciência nos pequenos, além de ser uma forma bonita de ver nascer uma nova vida. ❤️
2 – Observar o ambiente
Não é preciso ir muito longe para encontrar atividades interessantes para ensinar ciências às crianças. Os fenômenos naturais estão por toda tarde — inclusive nas cidades, nos parques e nas praças. Bem pertinho da gente!
Por isso, leve os pequenos para um passeio em diferentes áreas da cidade e estimule a observação e a percepção da natureza. Traga “problemas” para eles resolverem (por exemplo: de onde vem a chuva? Por que o céu é azul?) e escute seus palpites.
Lembrando que a curiosidade, a imaginação e a criatividade humana para explicar e compreender o mundo e os fenômenos que nos rodeiam sempre foram a base do conhecimento científico. 😉
3 – Fazer um vulcão em erupção
Que tal mostrar de forma simples e ilustrativa fenômenos geológicos complexos como a formação de vulcões em erupção, que deram origem a montanhas, cânions, cordilheiras e outras formações naturais no mundo todo?
Basta preparar uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio, duas substâncias que reagem entre si, causando uma pequena “explosão”. Isso deve ser feito garantindo a segurança de todos, é claro.
As crianças vão ficar fascinadas ao assistir ao vulcão em erupção! É uma oportunidade para explicar um pouco de química e como funciona a interação entre diferentes elementos.
4 – Construir uma bússola
Muitas crianças já viram bússolas sendo usadas em filmes antigos de aventura. Mas será que elas sabem como o objeto funciona — e para que serve?
Uma das atividades para ensinar ciências e orientação espacial é construir uma bússola caseira! Você só precisa de um copo cheio de água, um imã, uma agulha e um quadradinho de papel alumínio do tamanho da agulha.
Deposite o papel na água (garantindo que ele boie), friccione o ímã sobre a agulha algumas vezes e depois coloque a agulha em cima do papel. Ela vai se mexer e apontar para o Norte. Hora de explicar aos pequenos sobre direções e pontos cardeais!
5 – Expor espécies de plantas
Que tal colher diferentes espécies de plantas e expô-las em quadros/mesas/armários, nomeando cada peça, como em um museu natural? Vale também selecionar pedras, conchas e outros elementos para compor a exposição.
É uma ótima atividade para ensinar ciências biológicas às crianças, uma vez que a observação e a categorização dos elementos da natureza ajudam a organizar e consolidar o conhecimento! Além de o resultado ficar uma composição muito bonita! 😍
E aí, gostou das dicas para estimular o aprendizado científico na infância?
Agora, conheça também algumas brincadeiras sensoriais para desenvolver a cognição desde os primeiros anos de vida dos pequenos!
Deixe um comentário