Saiba como montar um ambiente temático para o dia a dia das crianças

Aprenda aqui a criar um ambiente temático para as crianças em casa

Quando o assunto é o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças, é fundamental proporcionar espaços atrativos e que incentivem o aprendizado. Por isso, tornar uma parte da casa especial para as crianças pode trazer muitos benefícios. Para isso, uma das opções é montar um ambiente temático junto à sala de estar.

Assim, é possível fazer desse espaço um cantinho da leitura, dos estudos e das brincadeiras, sem precisar isolar as crianças em um cômodo separado. Mantendo-as sempre perto de você e ao mesmo tempo em um lugar personalizado especialmente para elas.

Mas então, como montar esse ambiente temático perfeito para o dia a dia dos seus filhos? Pode não parecer, mas isso é bem simples! Basta continuar lendo esse artigo para você descobrir. 

Aposte na decoração temática

Em primeiro lugar, para deixar o ambiente do jeito que as crianças gostam, é interessante conversar com elas sobre a temática da decoração. Assim, você terá mais chance de montar um espaço com que seus filhos se identifiquem, tornando-o mais convidativo.

Uma vez que o objetivo é fazer desse um ambiente para todas as horas, você pode optar por uma decoração temática dos personagens favoritos dos pequenos, por exemplo.

Móveis adequados

Um outro aspecto importantíssimo é pensar no conforto do ambiente. Para isso, invista em móveis como cadeiras/poltronas e mesinhas específicas para a idade de seus filhos. Proporcionar um espaço em que eles se sintam confortáveis é primordial para criar neles o hábito de usar esse ambiente.

Além disso, não esqueça da segurança para o dia a dia das crianças. Se possível, troque as estantes por caixas organizadoras. Também opte por objetos e móveis sempre de plástico, para que seu filho não corra o risco de se machucar durante as atividades.

Deixe todos os objetos ao alcance das crianças

Para que esse espaço seja mesmo proveitoso, o ideal é deixar todos os objetos ao alcance das crianças. Desde os brinquedos até os materiais de estudos, deixe tudo organizado, mas de preferência na altura dos seus filhos. Além de evitar acidentes, isso também garante maior independência da criança no dia a dia.

Escolha um bom tapete

Lembre-se sempre de que crianças amam sentar no chão. Dessa forma, é ideal que elas tenham um tapete quentinho e confortável neste espaço particular. Além disso, você pode optar por colocar o piso de EVA em todo o espaço. Isso fará toda a diferença para garantir a segurança em possíveis quedas, delimitar o espaço deles, além de proteger os pequenos do frio.

Projete um ambiente funcional

Por fim, não importa muito o tamanho, mas a funcionalidade do ambiente. Para isso, você pode investir em opções que poupem espaço e ajudem na organização. Por exemplo, uma caixa organizadora grande pode ser uma boa pedida para colocar brinquedos e diversos materiais.

Mas, além disso, ela também pode ser usada como uma espécie de mesa, onde a criança pode pintar, desenhar ou colocar objetos.

E aí, gostou das nossas dicas? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e leia

outros conteúdos como este no nosso blog, feitos para ajudar você!

Deixe um comentário