Atividades e brincadeiras para crianças de 5 anos que estimulam a criatividade!

Atividades e brincadeiras para crianças de 5 anos que estimulam a criatividade!
Atividades e brincadeiras para crianças de 5 anos que estimulam a criatividade!

Fonte: Pixabay

As crianças pequenas, além de muita energia para gastar, estão com a imaginação a todo vapor! E nós não podemos deixar que essa fase passe sem estimular toda a criatividade que há em nossos pequenos. Por isso, separamos brincadeiras para crianças de 5 anos que vão garantir muita diversão. Dá uma olhada!

1 – Pintando com as mãos

Uma brincadeira muito divertida para os pequenos é pintar com as mãos. Basta disponibilizar várias folhas de papel e tintas coloridas (sempre tendo o cuidado de escolher as não tóxicas e solúveis em água), para ver a imaginação florescendo junto de muitas risadas!

2 – Giz de cera derretido

Essa brincadeira precisa do auxílio de adultos para derreter os gizes e evitar que os pequenos se queimem, mas é uma atividade que envolve muitas cores e criatividade para inventar a composição que quiser.

Uma das maneiras mais usadas é colar vários gizes de cera, de cores variadas, em um papel ou tela de pintura. Então, use um secador de cabelos para vê-los derreter e se espalhar por todo o papel. O resultado fica incrível!

3 – Montando o próprio brinquedo

Outro jeito muito legal de estimular as crianças pequenas é ensiná-las a fazer seu próprio brinquedo com materiais reciclados. São diversas opções possíveis de achar, assim como inventar! Confira algumas materiais que podem ser reutilizados:

  • Rolo de papel higiênico (a parte interna, de papelão);
  • Garrafas pet;
  • Tampinhas;
  • Caixinhas de leite;
  • Sobras de tecido;
  • Papelão;
  • Latas;
  • Outros.

4 – Continuando a história

Essa brincadeira é perfeita para fazer em roda com várias crianças da mesma idade. Alguém inventa e começa a contar uma história até certo acontecimento. A partir daí, cada criança tem que continuar a história na sua vez. Você pode estipular o tempo que cada pequeno tem para contar o que ele imaginou, e assim sempre ir passando para o próximo continuar o conto de onde parou.

5 – Adivinha

Os jogos de adivinhação são ótimos para crianças pequenas, pois elas ainda não sabem ler nem escrever. Então, nessa atividade, elas podem usar tanto gestos quanto desenhos para fazer com que seus coleguinhas acertem as dicas. As categorias podem variar de acordo com a sua vontade, mas algumas sugestões são: desenhos animados, filmes infantis, doces, brinquedos, animais. O que vale é usar a criatividade!

6 – Fantoches

Brincadeiras com fantoches são ótimas para explorar a imaginação das crianças, tanto inventando histórias, fazendo teatrinhos, reproduzindo contos e o que mais elas imaginarem. Para a brincadeira ficar ainda mais legal, dá pra juntar essa dica com a de número 3, ajudando os pequenos a fazerem os seus próprios fantoches!

7 – Improvisar instrumentos musicais

Nessa faixa etária, a maioria das crianças adora cantarolar suas músicas favoritas e as vezes elas mesmas inventam uma! Então, para estimular essa criatividade, nada mais justo do improvisar um instrumento. Vale tudo: fazer tambor com caixas, soprar garrafas, garrafas com areia, chocalhos com pedrinhas, batucar em copos… o que a imaginação deixar!

Então, gostou das opções de brincadeiras para crianças de 5 anos? Com certeza os pequenos irão se divertir bastante, usando a imaginação e criatividade! E se você quer conferir mais ideias pra criançada, não deixe de dar uma olhada em Atividades recreativas: 5 brincadeiras para educação infantil!

Deixe um comentário