8 brincadeiras de festa junina para crianças!

crianças brincando na festa junina
crianças brincando na festa junina

Fonte: Pixabay

Com a chegada do mês de Junho, não dá para evitar: todos estão ansiosos para as festas juninas, principalmente os pequenos! Isso porque, além de toda a comilança e animação que a tão esperada festa traz, as brincadeiras tradicionais desta comemoração são muito divertidas! Por isso, hoje vamos listar oito brincadeiras de festa junina para crianças, assim ajudamos você a ter ideias para organizar tudo direitinho!

1 – Pescaria

Uma das brincadeiras mais tradicionais das festas juninas e que, com certeza, não pode ficar de fora. Você provavelmente já conhece: a ideia é colocar peixinhos, feitos de papel mesmo, encaixados em um recipiente com areia. Então, os participantes tentam pescá-los com uma vara, a certa distância para dificultar a brincadeira! Quem conseguir pescar ganha um brinde.

crianças brincando de pescaria

Fonte: Pinterest

2 – Boca do Palhaço

É uma brincadeira que costuma estar em qualquer festa junina, justamente por ser simples e divertir muito o pessoal, principalmente as crianças. Basta você fazer bolas de meia, depois desenhar ou pintar um palhaço em uma superfície grande e firme, como no papelão por exemplo. Ele deve estar com a boca aberta e recortada, com espaço suficiente para passar as bolinhas, já que o objetivo é jogá-las lá!

Criança jogando bola na boca do pallhaço

Fonte: Pinterest

3 – Argolas

A brincadeira de argolas também é bastante tradicional e não pode faltar na festa junina das suas crianças! É muito fácil de fazer: encha garrafas pet com areia ou outra coisa que as deixe pesadas. Coloque-as separadas e distribuídas no chão, então determine a distância mínima que uma pessoa precisa para acertar as argolas na garrafa. Dica: Se você quiser, também pode decorar as argolas!

garrafas com argolas para brincar na festa junina

Fonte: Pinterest

4 – Derruba Latas

Bem simples: junte, no mínimo, seis latas com tamanhos iguais. Empilhe-as em formato de pirâmide e estabeleça uma distância para as pessoas tentarem derrubar todas de uma vez. Esta é uma brincadeira bem fácil de fazer, mas que diverte e desafia muito a criançada!

Pai e filho brincando no derruba latas

Fonte: Pinterest

5 – Dança das Cadeiras

Essa brincadeira é tão famosa que acontece até fora da festa junina, em qualquer comemoração com as crianças. Isso porque ela promete muitas risadas! Se você ainda não ouviu falar, basta criar um círculo com cadeiras, sempre com uma a menos conforme o número de pessoas que vão brincar.

Ao tocar a música, as crianças andam em círculos em volta das cadeiras. Quando o som parar, todos devem tentar sentar, ou seja, sempre irá sobrar um de pé até que saia o vencedor!

Crianças brincando com a dança das cadeiras

Fonte: Pinterest

6 – Rabo do Burro

Essa brincadeira também é um desafio para os pequenos, já que ela é realizada com venda nos olhos. Desenhe ou pinte um burro em uma superfície de papel ou papelão, mas sem o rabo, que deve ser separado. A graça está em tentar colocar o rabo no lugar certo sem ver nada!

Criança brincando de rabo do burro

Fonte: Pinterest

7 – Banca dos Recados

Serve tanto para entreter os adultos como as crianças que já sabem escrever! Basta disponibilizar papel e caneta e um espaço para que os convidados da festa possam escrever seus recados para uma pessoa e deixarem na caixinha das mensagens. Ao fim da festa, alguém irá ler todos eles, que podem ser tanto anônimos quanto endereçados a alguém.

Barraca de recados

Fonte: Pinterest

8 – Casamento Caipira

Esta é para finalizar a festa com chave de ouro! Previamente, escolham um casal de crianças que deverão comparecer vestidos de novos caipiradas. Em um determinado momento da festa, este casamento de mentirinha deverá acontecer, como se fosse um teatro! A ideia é animar os convidados e gerar muitas risadas.

casamento caipira de crianças

Fonte: Pinterest

Gostou das dicas de brincadeiras de festa junina? Elas prometem animar muito a festinha dos seus pequenos! E se você quer mais atividades ainda para este dia, então confira o post: Brincadeiras de criança: conheça as mais divertidas!

Deixe um comentário