Brincadeiras para crianças de 6 anos

Brincadeiras para crianças de 6 anos

Para muitos, o momento da brincadeira pode ser apenas uma forma de distrair as crianças e fazer com que elas se divirtam. Porém, os psicólogos ressaltam que as brincadeiras têm uma importância que vai além: elas auxiliam os pequenos em seu desenvolvimento.

Enquanto as crianças estão brincando, elas não estão apenas entretidas e gastando energia: elas treinam a sua imaginação, a sua coordenação motora fina, a sua capacidade de raciocinar e muito mais.

Se for uma brincadeira com outra criança, valores como a importância de partilhar e o respeito também começam a ser apresentados aos pequenos durante os momentos de diversão.

Neste artigo, você vai encontrar algumas sugestões de brincadeiras para crianças de 6 anos que vão ajudá-las a se divertir e, claro, a aprender!

Brincadeiras para dentro de casa

Os dias mais frios, nos quais as crianças acabam ficando mais em casa, podem se tornar bem divertidos com estas sugestões de brincadeiras.

1. Mestre Mandou

Ideal para brincar quando há mais de uma criança: uma delas, o mestre, fica em frente às outras e realiza diversos movimentos. As demais têm de seguir os movimentos da melhor forma possível.

Tanto o mestre quanto quem o está seguindo treina a sua coordenação enquanto faz os movimentos, sem contar que os “discípulos” precisam raciocinar para garantir que estão imitando os movimentos corretamente.

2. Pega-varetas

Essa é uma brincadeira bastante tradicional que, provavelmente, os avós das crianças também já jogaram.

Há as varetas coloridas próprias para esse jogo, mas dá para improvisar com lápis de cor e até com palitos de churrasco, bastando deixar um punhado em pé e soltar para que eles caiam no chão ou na mesa.

Depois, é preciso mover cada uma das varetas sem tirar as demais do lugar. Quem mexer as demais sai do jogo, até que o último seja o vencedor.

Com essa brincadeira, as crianças de 6 anos aprendem a controlar a competitividade e ainda trabalham a coordenação motora fina.

3. Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é uma ótima brincadeira para uma festa infantil ou quando há várias crianças reunidas. Basta contar quantas crianças tem e colocar um número inferior de cadeiras: se forem 5 crianças, coloca-se 4 cadeiras.

A cada rodada, a criança que ficar de pé, perde. Ao final, aquela que conseguir sentar em todas as rodadas é a vencedora.

Além de ser divertida, pois essa brincadeira costuma estar associada a músicas, ela ajuda a treinar a concentração dos pequenos.

Brincadeiras para aproveitar fora de casa

Aqui estão algumas brincadeiras para entreter as crianças fora de casa, no quintal, na rua ou no parquinho.

1. Pular corda

Além de essa ser uma ótima forma de fazer com que os pequenos se exercitem, pular corda é divertido porque existem várias cantigas entoadas enquanto a criança pula.

Faz com que os pequenos de 6 anos trabalhem sua concentração e é possível ir acelerando ou não o ritmo das cordas, havendo desafios, como colocar a mão no chão e muito mais.

2. Amarelinha

Ao falar de brincadeiras para essa idade, não dá para se esquecer da amarelinha. Na realidade, crianças até mais velhas não resistem a pular os números de 0 a 10, tomando cuidado para não encostar nem a pontinha do sapato na linha.

Um dos efeitos mais positivos da amarelinha, além da diversão, é ajudar a trabalhar o equilíbrio, especialmente ao ter de pegar a pedrinha jogada e usando apenas um pé.

A brincadeira amarelinha também ajuda a treinar a pontaria, pois a pedrinha tem de ficar no quadrado e não pode encostar na linha.

3. Elefantinho colorido

Essa é uma brincadeira que ajuda as crianças de 6 anos a fixar mais a ideia de cor e a trabalhar a agilidade.

O líder de cada rodada grita “ELEFANTINHO COLORIDO”, sendo preciso que os jogadores perguntem “QUE COR”. Se o líder falar “verde”, por exemplo, os demais têm de sair correndo e encostar imediatamente em alguma coisa dessa cor.

Aquele que não conseguir fazer isso e for apanhado pelo líder acaba perdendo a rodada. Quem conseguir encostar em algo na cor exata em todas as rodadas é o próximo líder.

4. Bolinha de gude

Uma das melhores brincadeiras para exercitar a noção de raciocínio: um jogador precisa jogar a bolinha de gude na velocidade exata para que a bolinha do outro saia do círculo.

Com essas sugestões, você garantirá a diversão e o aprendizado da criança de 6 anos!

Deixe um comentário