Brinquedos para bebê de 6 meses

Bebê de 6 meses com seus brinquedos

Completar os primeiros seis meses de vida é um marco tanto para o bebê, quanto para os pais. Isto porque, é nesta idade que algumas habilidades motoras se destacam, como se sentar e engatinhar sozinho, por exemplo.

E para que essas habilidades sejam muito bem exploradas, nada melhor que investir em brinquedos próprios para a idade.

Para um melhor desenvolvimento da criança, é fundamental estimulá-la por meio das cores, sons e texturas, por essa razão, brinquedos coloridos e sonoros são uma excelente opção para que o bebê possa identificá-los e interagir de forma constante com ele.

Os brinquedos para bebê de 6 meses são fáceis de encontrar e estão disponíveis em diversos tamanhos e formatos. Vamos conhecê-los?

Qual é a importância de incentivar os bebês a brincarem?

Durante os primeiros anos de uma criança, tudo é feito por intermédio da descoberta. É pelos sons, imagens, texturas, gosto e cheiros que a criança conhece o mundo e cada interação que ela realiza é um passo a mais para o seu aprendizado e desenvolvimento.

Por esse motivo, é fundamental que os bebês recebam todo o estímulo necessário para que a aprendizagem ocorra de forma mais natural e saudável possível e são os brinquedos, os maiores responsáveis por isso.

Quando um bebê brinca ele aprende a se relacionar com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Por intermédio do universo lúdico, a criança explora, tira dúvidas e se ambientaliza no que até então era desconhecido por ela.

Os brinquedos para bebês de 6 meses, auxiliam na imaginação e nos campos e sentidos visuais, táteis, auditivos, motores, psíquicos, sociais e afetivos. Enquanto brincam, os bebês constroem habilidades como:

  • Atenção e concentração;
  • Criatividade e imaginação;
  • Memória e raciocínio;
  • Autoconfiança e coragem;
  • Paciência e disciplina;
  • Socialização.

Embora ainda sejam muito pequenos, os bebês de 6 meses vão se desenvolvendo e a cada fase aprimoram mais essas habilidades.

Quais os brinquedos indicados para bebê de 6 meses?

Para que você conheça os brinquedos para bebê de 6 meses, listamos os mais recomendados para essa idade. Veja a seguir:

1. Brinquedos que se encaixam

Um dos brinquedos mais indicados para bebê de 6 meses são os que se encaixam. Neles, o pequeno precisa encaixar as formas nos espaços corretos, associando o formato ao lugar de encaixe. Esta é uma excelente opção para estimular as habilidades sensoriais do bebê.

Além disso, são brinquedos bem divertidos e também auxiliam no desenvolvimento do raciocínio da criança, facilitando futuramente na realização de atividades escolares, por exemplo.

2. Brinquedos que empilham

Outra opção muito recomendada são os brinquedos que empilham, isto porque costumam contar com peças de tamanhos diferentes, facilitando o aprendizado dos bebês, devidos as primeiras noções sobre o que é grande e pequeno e sobre senso de equilíbrio.

Outro fator importante deste tipo de brinquedo para bebê de 6 meses é pelas cores. Geralmente, eles possuem cartelas de tons coloridos, ensinando sobre tonalidade, além de incentivar o bebe a recomeçar quando perder.

3. Brinquedos de imitação

Na fase dos 6 meses, os bebês costumam imitar as pessoas que os rodeiam. Por essa razão, apostar em brinquedos que auxiliam no desenvolvimento dessa capacidade é fundamental para a aprendizagem da linguagem e raciocínio.

Para isso, os brinquedos que se assemelham aos objetos utilizados pelos pais e pessoas à volta dos pequenos são excelentes opções.

Os exemplos desses tipos de brinquedos são laptops, chaves, telefone, controles, e quaisquer outros que pareçam com a realidade e rotina dos adultos que convivem com ele.

4. Brinquedos para empurrar

Os brinquedos que possuem a finalidade de serem empurrados como os carrinhos, são perfeitos para que os bebês tenham noção do espaço onde vivem.

Por meio desse tipo de brincadeira, na qual o pequeno irá levar o objeto de um cômodo a outro, ele deverá ser orientado sobre onde não deve ir e qual lugar pode causar algum perigo, isso irá orientá-lo a explorar os ambientes de forma segura.

Esse brinquedo para bebê de 6 meses também é um excelente aliado para estimular a criança a praticar a resolução de problemas, ou seja, caso ela tenha dificuldade de passar com o brinquedo por um espaço ela precisará achar uma solução.

5. Brinquedos para a hora do banho

Não podemos esquecer dos brinquedos para a hora do banho, pois são nesses momentos que as crianças são distraídas e estimuladas a descobrir as opções dentro da água.

Os patinhos e sapinhos de borracha são alternativas para que os pequenos explorem a imaginação enquanto são higienizados. Além deles, existem os livros para o banho que ensinam e também divertem.

Antes de escolher os brinquedos para bebê de 6 meses, avalie!

Oferecer os mais diversos brinquedos para os bebês se desenvolverem enquanto brincam é fundamental. No entanto, é preciso avaliar muito bem os objetos antes de entregá-los aos pequenos.

Os bebês costumam colocar os brinquedos na boca e levá-los para todos os cantos e, em alguns casos, até querem dormir na companhia dos preferidos.

Por essa razão, é importante avaliar se o brinquedo é seguro, se solta peças que podem ser engolidas e se possuem selo de qualidade.

Outro fator importante é higienizá-los após cada brincadeira, para afastar a possibilidade de qualquer tipo de contaminação e bactérias.

Gostou das indicações deste conteúdo? Então não deixe de conhecer mais ideias, ficando ligado no nosso blog da BestPlay e divirta-se!

Deixe um comentário