Brincadeiras para o desenvolvimento infantil

Crianças Brincando

As brincadeiras infantis são tão importantes para o desenvolvimento da criança, que brincar é um direito universal garantido por lei e preconizado pela ONU, desde o ano de 1959.

A Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também asseguram esse direito, isso porque, por meio das brincadeiras, as crianças conseguem se expressar e exercer a criatividade.

O brincar estimula a interação social e é uma forma de vivenciar experiências e explorar o mundo. Além disso, permite que a criança desenvolva habilidades específicas, associadas ao desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.

Todas as brincadeiras que fazem parte do cotidiano da criança, sejam elas na escola, em casa ou em um parque infantil, são potencializadoras do progresso na concentração e coordenação motora.

Por esse motivo, elaboramos uma lista das principais brincadeiras para o desenvolvimento infantil Venha conhecê-las!

A importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil

As brincadeiras realizadas pelas crianças de maneira individual, na companhia de outras crianças e até mesmo com a participação dos adultos, têm grande influência no desenvolvimento infantil.

Antes de conhecer um pouco mais sobre elas, é fundamental destacar que devem ser divertidas, espontâneas e sem a imposição de metas Elas .devem fluir de forma natural e estimular a imaginação dos pequenos.

A brincadeira deve ser prazerosa, ainda que tenha objetivos, afinal, é uma poderosa ferramenta na infância, responsável por promover aprendizado e habilidade, além de claro, fazer com que os pequenos se divirtam enquanto se desenvolvem.

As 6 brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento infantil

As possibilidades de jogos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento infantil são infinitas e variam desde brinquedos educativos, até brincadeiras em grupo.

Pensando nisso, listamos algumas delas para que você possa ter um guia para consultar sempre que precisar de dicas para distrair os pequenos de maneira educativa e divertida.

Descubra agora 6 brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento infantil.

1. Brincadeira de massinha

Brincar de massinha, além de ser muito divertido, auxilia na aprendizagem e preparação para a escrita, pois os músculos das mãos e dedos são estimulados e fortalecidos.

Também é uma importante brincadeira para o desenvolvimento das habilidades motoras finas, pelo manuseio e movimentação específica desses membros. Isso sem contar que é uma excelente atividade para explorar a criatividade.

Uma dica é fornecer outros materiais para agregar na brincadeira, como as forminhas que permitem a modelagem do desenho com a massinha. Assim, a coordenação será ainda mais encorajada.

2. Brinquedos para encaixar e empilhar

Uma outra atividade que também auxilia muito na coordenação motora fina, são as realizadas com brinquedos de encaixe ou de empilhar.

Normalmente, são para encaixar as peças pelas cores ou por formatos e outros para serem empilhados até o nível máximo possível. Alguns já são vendidos prontos, mas você também pode criá-los usando a imaginação.

Os potes da cozinha podem ser utilizados com o objetivo de se encaixarem um dentro do outro, ou serem separados pela cor da tampa, enquanto as latas de leite vazias podem ser empilhadas, tomando cuidado para não cair.

Esse tipo de brincadeira é fundamental para que a criança tenha mais concentração e raciocínio, além da coordenação necessária para equilibrar os objetos.

3. Jogos sensoriais

Os jogos sensoriais se caracterizam pelas atividades lúdicas que envolvem os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. Além de ser uma brincadeira muito divertida, ajuda na curiosidade e percepção sensorial.

Neste tipo de atividade é possível criar caixas sensoriais, nas quais existam materiais e objetos dentro delas para que a criança precise adivinhar pela sua textura, usando o tato, ou pelo paladar e olfato, em caso de alimentos.

Também é possível vendar os olhos e deixar que o pequeno escute um som e decifre de onde vem ou o que ele é, como por exemplo, o barulho de uma porta sendo trancada ou um papel amassado.

A dica para essa brincadeira é usar materiais que estimulam maior contato com a natureza, como terra, grãos, grama, entre outros.

Você ainda pode utilizar alimentos saudáveis que além de ajudarem na brincadeira também auxiliarão para que a criança se alimente melhor.

4. Brincadeiras com o uso da bola

As brincadeiras com bola são uma excelente opção para desenvolver a noção do trabalho em equipe, especialmente a parte do “minha vez, sua vez”. É uma forma de ensinar os pequenos a desenvolverem mais paciência, além de maior firmeza com as mãos.

Em casos de crianças maiores que já caminham com firmeza, as brincadeiras de chutar a bola também auxiliam muito no desenvolvimento corporal total, sendo um ótimo exercício para maior equilíbrio e força.

Neste tipo de brincadeira, usar diferentes tamanhos e cores de bola pode ser ainda mais interessante para estimular outros campos, como visão e tato.

5. Brinquedos educativos

Brincar com brinquedos educativos como o quebra cabeça, sequências lógicas, jogo da memória, auxilia a criança no desenvolvimento do pensamento espacial, coordenação, reconhecimento de formas e cores, memória e raciocínio lógico.

O quebra cabeça, por exemplo, é um jogo que estimula a criança a resolver o enigma da imagem. Este tipo de brinquedo é um recurso didático, que motiva o pequeno na construção do conhecimento.

A dica para essa atividade é incentivar a montagem de dois quebra-cabeças de uma vez para estimular o cérebro a registrar mais informações ao mesmo tempo.

6. Jogos de tabuleiro

Uma outra atividade que ajuda muito no desenvolvimento infantil é o jogo de tabuleiro. Por meio dele, a criança aprende a se relacionar com os outros jogadores, durante as partidas, bem como obedecer às regras e os limites dos adversários.

É possível também desenvolver outras funções do cérebro como planejamento, pensamento crítico e o controle dos impulsos. Além de respeitar a vez do outro e aprender a lidar com a perda e o ganho, garantindo a competitividade de maneira saudável.

A sugestão para os jogos de tabuleiros é criar equipes e dar prêmios às crianças, inclusive as que não forem bem durante a partida, estimulando-as a jogarem novamente em outras oportunidades para se saírem melhor.

Por que brincar é tão importante?

Muita gente ainda acredita que brincar não passa de uma ferramenta para o lazer infantil. A verdade é que as brincadeiras são grandes responsáveis pelo bem-estar cognitivo, físico e emocional das crianças.

É brincando que os pequenos desenvolvem as capacidades que precisam para estudar, se relacionar e se preparar para a idade adulta. Entre as principais habilidades que são conquistadas por meio das brincadeiras, estão:

  • Auto estima;
  • Confiança;
  • Curiosidade;
  • Habilidades sociais;
  • Independência;
  • Interação;
  • Entre outras.

Muitos pais ainda não sabem, mas brincar com as crianças traz inúmeros benefícios como desenvolvimento cerebral, emocional e comportamental. Além da associação com a aprendizagem que pode ser ainda mais enriquecedora.

As crianças aprendem e se desenvolvem muito melhor enquanto brincam, por esse motivo é fundamental incentivar os jogos e brincadeiras durante a infância.

Gostou das ideias de brincadeiras deste artigo? Se quiser conhecer mais delas, fique ligado no nosso blog da BestPlay e divirta-se!

Deixe um comentário