Como Fazer Horta Infantil em Casa

Bebê regando plantas em jardim

Existem diversas atividades para realizar com as crianças que, além de muito divertidas, são educativas e auxiliam os pequenos a entender melhor como funciona o mundo ao seu redor. Assim, uma ótima ideia de atividade para realizar com seu filho é ensinar como fazer uma horta infantil, para juntos vocês colocarem em prática.

Para isso, nós daremos algumas dicas de como você pode montar uma própria horta infantil, aproveitando o máximo da natureza com os pequenos. Olha só que legal!

Encontre o espaço ideal para sua horta infantil

Para começar a sua horta infantil, primeiramente é importante encontrar um espaço onde as plantinhas escolhidas conseguem florescer e se desenvolver com maior facilidade, afinal, a ideia é que os pequenos vejam o resultado da plantação.

Assim, trouxemos algumas formas de montar sua horta, para diferentes realidades e espaços:

Horta no quintal

Se você possui um quintal com grama e terra sobrando para separar e fazer uma pequena horta para seus filhos, você já tem meio caminho andado. Para isso, basta separar uma parte para que você possa mexer e plantar com seu filho.

Uma dica para separar esse espaço para o pequeno é usar os famosos cercadinhos infantis, dando uma nova utilidade para o objeto quando seu filho já estiver preparado para correr pela casa.

Horta infantil com pneus

Para quem tem uma área aberta, mas não possui um solo natural para fazer sua horta, usar pneus é uma alternativa muito criativa. Basta você pegar um pneu velho, colocar em um canto do pátio e enchê-lo de terra. Depois é só fazer a plantação da sua horta no próprio pneu.

Nesse caso, é necessário ter atenção ao tamanho e à quantidade do que será plantado, para garantir o bom desenvolvimento das plantas.

Horta infantil em tanques de areia

Para quem quer montar uma horta infantil, mas tem um espaço aberto menor ou somente uma varanda, ou sacada, por exemplo, o ideal é fazer sua plantação em um recipiente com fundo, para se evitar sujeiras no chão.

Assim, aproveitar os tanques de areia infantis é uma ótima ideia! Com eles você tem recipientes grandes para realizar a plantação sem fazer muita sujeira com terra e água pela casa.

Escolha bem o que plantar com seus filhos

Se você é pai ou mãe, sabe que num piscar de olhos as crianças crescem, mudando seu gosto e seus interesses muito rápido. Para garantir que sua horta infantil será bem aproveitada e consiga entreter e educar os pequenos, é necessário escolher plantas que se desenvolvam fácil e rapidamente, como, por exemplo:

  • feijão;
  • tomate;
  • ervilha;
  • alpiste.

O ideal é dar ênfase aos grãos. O feijão, por exemplo, é um grão que se desenvolve facilmente e possibilita que o pequeno acompanhe toda a fase evolutiva da planta de forma rápida.

Conclusão

Agora você já sabe por onde começar para fazer sua horta infantil em casa! Aproveite o melhor da infância com seus filhos e conte sempre com a BestPlay para ajudar. Até a próxima!

Ao encontrar o espaço ideal, seja no quintal, usando pneus ou tanques de areia, e ao escolher as plantas adequadas para o cultivo, você estará não apenas ensinando sobre o ciclo de vida das plantas, mas também criando lembranças valiosas com seus filhos.

Iniciar uma horta infantil em casa é uma jornada emocionante, repleta de descobertas e crescimento, tanto para os pequenos como para os adultos envolvidos. Aproveite cada momento dessa experiência e não se esqueça de contar com a BestPlay para auxiliá-los nesse processo.

Que a magia da infância continue a florescer em cada canteiro da sua horta! Até a próxima aventura!

Deixe um comentário