Quais são os melhores jogos de tabuleiro para crianças?

Aprenda os melhores jogos de tabuleiro para crianças

Encontrar brincadeiras que divertem ao mesmo tempo que ensinam a criançada não é fácil. Principalmente porque algumas idades tendem a se entediar mais rápido ou simplesmente não tem vontade de interagir com outras crianças e adultos dessa maneira.

Para tirar as crianças das telas, muitos pais estão se dedicando aos jogos de tabuleiro.

Por isso, acompanhe esse artigo para descobrir quais os melhores jogos de tabuleiro para crianças e quais os maiores benefícios que eles trazem aos pequenos. Boa leitura!

Benefícios dos jogos de tabuleiro

Além de deixar o cérebro dos adultos ativo, os jogos de tabuleiro ajudam as crianças em diversas áreas, inclusive auxiliam na interação das crianças umas com as outras. Um dos maiores benefícios que essas atividades trazem é colaborar com o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.

Os jogos ensinam as crianças a obedecer regras, compartilhar com os outros jogadores algumas peças e exercem diversas áreas do cérebro. Os jogos misturam lógica, planejamento, matemática, ajudam a reconhecer padrões e realizar estimativas simples ou complexas.

Outro fator positivo desse tipo de jogo é a redução do estresse. Eles podem ser aliados para aquelas crianças que estão muito ansiosas, já que apoiam o equilíbrio mental e relaxam todo o corpo. Fora que, dependendo do jogo, a imaginação também pode ser estimulada ativamente.

5 melhores jogos de tabuleiro para crianças

A maioria dos jogos de tabuleiro envolve duas pessoas ou mais, o que é ótimo para os pais que desejam conhecer brincadeiras que aproximam seus filhos. Então, conheça os cinco melhores jogos de tabuleiro:

Banco imobiliário

Um clássico, o banco imobiliário é um dos mais famosos jogos de tabuleiro. Esse é um ótimo divertimento para crianças e ajuda a desenvolver liderança, capacidade lógica e de raciocínio e criação de estratégia. É ideal para crianças acima de 5 anos e possuem diversas versões que podem contagiar a criançada a participar da brincadeira!

Xadrez

O xadrez é um ótimo jogo para quem quer exercitar a memória, concentração e pensamento crítico. Um dos melhores jogos de tabuleiros tanto para crianças quanto para adultos, é ótimo para integração e socialização dos pequenos.

War

Indicado para crianças acima de 10 anos, o War é um jogo de tabuleiro ideal para quem deseja estimular o pensamento mais estratégico das crianças. Com partidas longas e cheias de reviravoltas, a paciência e senso crítico também são muito desenvolvidos nesse tipo de jogo.

Detetive

O detetive é um jogo completo e bastante interativo, afinal a ideia aqui é desvendar mistérios e entender seus oponentes. Assim como o banco imobiliário, esse jogo de tabuleiro também conta com um aplicativo que, durante a partida, envia dicas do mistério a ser resolvido.

Jogos de carta

Baralho, UNO e até o jogo da memória são excelentes ferramentas para exercitar a cabeça das crianças. Por serem mais simples, os jogos de cartas podem ser aproveitados por pequenas partidas e adicionar dificuldades, ajudando os pequenos a pensar logicamente e se dedicarem a essa atividade.

Viu só como é possível brincar e exercitar a mente ao mesmo tempo? Pegue essa lista e escolha junto com o seu filho o melhor jogo de tabuleiro para que vocês comecem hoje mesmo a se divertir ainda mais!

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe nosso blog e veja outras brincadeiras para se divertir em família!

Deixe um comentário