7 brincadeiras antigas para se divertir em família

conheça aqui 7 brincadeiras antigas para aproveitar em família

Brincar em família tende a fortalecer laços, especialmente nas relações entre pais e filhos pequenos. Além disso, as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. E as brincadeiras antigas podem ser aliadas importantes nesse processo!

Sejam as mais ativas, que estimulam habilidades motoras, ou então as que mexem com a imaginação, de alguma forma, todas elas contribuem para o crescimento saudável dos pequenos. Mas se engana quem pensa que as brincadeiras beneficiam somente as crianças.

No meio da rotina de trabalho ou estudos, principalmente em tempos de pandemia, não existe nada melhor do que dedicar um tempo para se divertir com quem você ama. Ainda mais se estivermos falando das brincadeiras antigas, presentes na infância de todo mundo. Não tem como resistir!

Por isso, separamos sugestões de brincadeiras perfeitas para toda a família! São diversas opções que podem ser praticadas no quintal ou mesmo dentro de casa. Continue lendo esse artigo para descobrir.

1. Esconde-esconde

Vamos começar com uma que todo mundo ama: esconde-esconde. O sorteado da vez conta em voz alta e os outros participantes precisam se esconder (e fazer muito silêncio!). Ao fim da contagem, o participante sai a procura dos demais, que precisam correr até a base assim que são encontrados.

2. Mímicas

Para despertar a imaginação e garantir muitas risadas, a brincadeira com mímicas é uma ótima opção. Nela, o participante da vez deve fazer a mímica usando gestos corporais enquanto o resto do grupo tenta acertar o que está sendo comunicado. Como tema, podem ser escolhidos filmes, músicas, desenhos e uma infinidade de possibilidades.

3. Amarelinha

Mesmo que tradicionalmente seja feita na rua, é possível também improvisar uma amarelinha dentro de casa! Basta fazer o desenho dos números no chão, de 1 a 10, e pronto, todos podem pular em um pé só, quantas vezes desejarem.

Além de ser uma das brincadeiras preferidas entre os pequenos, a amarelinha é super importante para estimular a concentração e o equilíbrio.

4. Telefone sem fio

Nesta brincadeira, o primeiro participante pensa em uma palavra que vai sendo dita de um para o outro, no ouvido. O objetivo é que chegue na última pessoa a mesma palavra que a primeira falou, sem nenhuma alteração. Dessa forma, estimula-se a memória e atenção.

5. Dança das cadeiras

Outra opção que todo mundo ama é a dança das cadeiras! Essa brincadeira super dinâmica desperta a agilidade e a concentração dos participantes, que precisam sentar-se nas cadeiras quando a música para de tocar.

6. Cabo de guerra

Essa definitivamente precisa ser feita no quintal! O cabo de guerra geralmente é uma das brincadeiras prediletas da criançada. Para fazê-lo, é muito simples. Basta dividir os participantes em dois grupos, um em cada lado da corda. Depois, vence o grupo que puxar a corda com mais força primeiro.

7. Pular-corda

Existem muitas formas de brincar de pular-corda. Quando em conjunto, a brincadeira geralmente é acompanhada de músicas que dão as coordenadas. Além de ser ótimo para movimentar o corpo todo, essa brincadeira pode despertar a coragem diante do desafio de entrar no meio da corda em movimento, por exemplo.

Viu só, é muito fácil divertir a família toda com brincadeiras antigas! Gostou das nossas dicas? Então para conhecer mais conteúdos do nosso blog, feitos especialmente para você!

Deixe um comentário