5 atividades com bola para educação infantil

brincadeiras com bola
brincadeiras com bola

Fonte: Pixabay

As atividades com bolas para educação infantil são ideais para o desenvolvimento das crianças. Além de serem ótimas para estimularem as atividades físicas, elas são lúdicas e muitas vezes podem auxiliar no desenvolvimento de cooperação, socialização e cognição lógica.

Adicionando as brincadeiras dentro da rotina escolar, as crianças terão a vantagem de estar sempre desenvolvendo vários aspectos importantes. Com essa mentalidade, pense em brincadeiras desafiadoras, enérgicas e cooperativas, assim ninguém ficará de fora! Pensando nisso, separamos cinco dicas de atividades com bola para você aplicar na sala de aula. Confira!

1 – Montanha-russa

Essa brincadeira é ótima para desenvolver várias habilidades dos pequenos. Dividindo a turma em duas filas, cada primeiro integrante da fila receberá uma bola. Ao sinal, eles devem passar a bola para a pessoa que está atrás. Desse modo, a primeira passará o objeto por cima da cabeça, já a segunda, terá que passar a bola por baixo das pernas.

Todos os outros integrantes devem seguir fazendo o zigzag com a bola até chegar no último. Assim que a bola chegar no último integrante da fila, ele deve se dirigir rapidamente para o início e começar o circuito com a bola novamente. Através dessa atividade, é possível trabalhar coordenação motora, locomoção, memória e foco.

2 – Matemática com bolas

Essa atividade é excelente para as crianças que estão aprendendo a contar, somar e subtrair os números. Dividindo a turma em grupos, coloque várias bolas na frente de todos. Escolha uma equação e peça para um grupo resolvê-lo mostrando com as bolas.

Simples, mas lógico, esse exercício ajudará os pequenos a ver a matemática acontecendo, sendo aplicada de forma concreta e visual, além de aprenderem a trabalhar em equipe para chegar em um consenso e apresentar o resultado para a turma.

Veja outras dicas em: Como ensinar matemática brincando.

3 – Tiro ao alvo com perguntas

Com o objetivo de trabalhar a lógica e a coordenação locomotora, essa atividade irá requerer pelo menos vinte garrafas pets e algumas perguntas escritas em papéis dentro delas. Divida a turma em dois grupos e então cada integrante deverá jogar a bola para acertar uma das garrafas. Cada vez que uma garrafa for derrubada, o integrante do grupo deverá escolher alguém do grupo rival para responder a pergunta.

Essas perguntas podem estar relacionada com questões gerais, como leitura de números e palavras. É possível pensar em atividades mais simples, como abraçar um colega, por exemplo. Tudo depende da idade e do nível de aprendizado das crianças!

4 – Siga o caminho

Essa atividade deve ser desenvolvida em uma quadra ou um ambiente aberto. Peça para os pequenos formarem duplas e vende os olhos de um integrante de cada dupla. No chão da quadra, faça um circuito com obstáculos e em um ponto específico coloque um cesto. A criança que estiver de olhos fechados deve colocar a bola no cesto sendo guiada pela voz do colega que dará as coordenadas para ele.

Essa brincadeira gerará grande diversão para a turma. Contudo, o foco da brincadeira é visar a confiança no outro, além de ser desafiadora para quem está conduzindo e para quem está sendo conduzido.

5 – Caixinha das perguntas

Assim como o tiro ao alvo de perguntas, essa brincadeira exige um certo nível de conhecimento dos baixinhos. Peça para as crianças sentarem no chão e fazerem um círculo. No centro, coloque uma caixa com questões para serem resolvidas. Podem ser problemas matemáticos ou palavras para serem soletradas.

Com uma música tocando, faça a bola circular por entre os alunos e, no momento certo, pause o som. Aquele que estiver segurando a bola quando a música pausar, vai retirar uma questão da caixa e resolvê-la. Essa atividade ajudará a criança a desenvolver o seu raciocínio lógico.

Viu só como são várias opções? A dica final é: na hora em que estiver montando as atividades, não deixe de desenvolver exercícios com bolas que sejam adequados para a idade e conhecimento dos pequenos, além de terem objetivos relacionados com cada turma.

O que você achou das dicas de atividades? Quer saber mais educação infantil? Conheça mais também sobre brinquedos pedagógicos para educação infantil e comente abaixo sobre o que achou!

1 Comentário
  1. Maravilhosoooo

Deixe um comentário