Brinquedos para brinquedoteca: como escolher e dicas importantes

legos para brinquedoteca

Que tal escolher alguns brinquedos para brinquedoteca e criar um espaço incrível para a criançada? Ter um cantinho especial destinado a eles é tudo de bom, tanto pela diversão e entretenimento quanto para o desenvolvimento de diversas habilidades fundamentais. Quer saber como fazer tudo isso e muito mais em uma brinquedoteca? Então olha só o que separamos para te ajudar!

Como montar uma brinquedoteca?

Montar uma brinquedoteca não é lá tão complicado quanto pode parecer, apesar de o processo envolver bastante organização e muita atenção em relação às medidas de segurança.

Além de escolher um espaço que esteja em boas condições e que seja seguro para os pequenos, é importante optar por móveis para brinquedoteca arredondados, pisos emborrachados, bem como todas outras medidas de segurança que pais e responsáveis já conhecem bem. Um exemplo é não deixar objetos pontiagudos, muito pequenos ou elétricos – como luminárias – ao alcance das crianças.

Como escolher os brinquedos para brinquedoteca?

Se você passou pelas etapas anteriores no seu projeto de brinquedoteca e já tem um cantinho bem localizado e seguro para os pequenos, é hora de adicionar muita diversão à mistura.

Na hora de escolher os brinquedos para brinquedoteca, é muito importante levar em conta a faixa etária das crianças que irão frequentar o ambiente. Se você tiver um pouquinho mais de espaço e um orçamento maior, invista em variedade, com brinquedos para cada faixa etária. Caso contrário, escolha brinquedos que sejam mais “neutros”, ou seja, que possam divertir tanto crianças menores quanto maiores. A seguir a gente dá algumas dicas, confira!

Brinquedos para crianças menores

Para crianças menores, de até 3 anos, o mais indicado é investir em brinquedos que estimulem seus sentidos e coordenação motora, ou seja: brinquedos coloridos, de montar ou encaixar, com texturas, que façam barulho e etc.

A Musicoteca é uma coleção de instrumentos musicais que você encontra na Bestplay e é um brinquedo ideal para os pequenos dessa faixa etária. Além disso, o conjuntinho de Peças de Encaixe – Caminhão de Bombeiros também é uma ótima ideia para entreter e desenvolver as habilidades dos pequenos dessa idade.

brinquedos musicais para criança

Brinquedos para crianças maiores

À partir dos 3 anos, os pequenos entram em uma fase em que começam a simular a vida adulta, ou seja, passam a brincar de casinha, de bonecas, de médico e de escolinha. Além disso, também se interessam por brinquedos que os desafiam, como quebra-cabeças, por exemplo. De modo geral, tudo que simular o dia a dia é uma boa pedida para divertir os pequenos dessa idade.

A Bancada de Ferramentas – Oficina de Criações é uma dica interessante de brinquedo para brinquedoteca: além de simular situações do dia a dia, ainda ajuda a estimular o raciocínio lógico e a imaginação. Já a Casinha Tropical Amarela auxilia os pequenos a desenvolverem responsabilidades em casa.

Bancada Infantil de Ferramentas

Casinha Infantil

Brinquedos para todas as idades

Além dos brinquedos mais indicados para cada faixa etária e seu desenvolvimento, há também brinquedos “neutros”, ideais para todas as idades. Piscina de bolinhas, cantinho da pintura e fantoches são algumas das opções.

A Brinquedoteca Master é uma das dicas, sendo inclusive a mais completa. O conjunto conta com diversas formas de entretenimento ideais para todas as idades, como mesinhas para leitura e pintura, abecedário, fantoches e quebra-cabeças.

brinquedoteca educativa

Brinquedos educativos

Como o objetivo da brinquedoteca é tanto entreter quanto educar, que tal escolher alguns brinquedos educativos? Aqui na Bestplay nós temos várias opções de brinquedos superlegais e que são perfeitos para aprender brincando.

O Kit Letramento, por exemplo, conta com 9 jogos voltados para a alfabetização dos pequenos – é ideal para escolinhas e condomínios, onde professores e pais podem ajudar no aprendizado da criançada.

brinquedos para alfabetização

A Ecoteca é outro jogo educativo, dessa vez voltado para a sustentabilidade, ensinando os pequenos a serem responsáveis em relação ao meio ambiente e a organização de seu espaço.

jogos sobre sustentabilidade - ecoteca

Além de escolher bem os brinquedos para brinquedoteca, também é super importante investir em uma decoração divertida, que una o lúdico à organização. Que tal conferir este post com dicas sobre o planejamento desse cantinho especial? Confira:

Como montar uma brinquedoteca organizada

1 Comentário
  1. preciso de um orçamento de uma brinquedoteca

Deixe um comentário