Pensar em um cantinho de estudo para seu filho ou filha é muito importante. Assim, você ensina à criança que para tudo existe lugar certo. Além disso, um ambiente voltado para essa atividade contribui para a produtividade e facilita a absorção do que é estudado.
Fazer os deveres na cama, por exemplo, pode confundir a criança: a cama deixa de ser espaço exclusivo de descanso. Além disso, a postura costuma não ser adequada para a tarefa. Não é difícil de perceber que a produtividade e a concentração diminuem, a dificuldade de aprendizado aumenta e estudar pode virar uma tortura para a criança.
Por isso, para te ajudar a montar esse cantinho tão importante para seu pequeno, separamos uma série de dicas e ideias inspiradoras. Confira!
1 – Escolhendo o lugar
Como o próprio nome já sugere, o cantinho de estudo infantil não precisa de um cômodo exclusivo, pode ser um espaço no próprio quarto da criança ou outro ambiente da casa. O indispensável é que seja tranquilo, bem iluminado e arejado, por isso, um local próximo a janelas e longe da circulação de pessoas já está ótimo.
Priorize sempre a tranquilidade. Se o local não for muito iluminado, colocar algumas luminárias pode compensar a falta de luminosidade natural. Mas, atenção: opte pela luz branca/fria, pois é estimulante.
2 – Montando o cantinho de estudo
Aqui a dica é prezar pela funcionalidade. Escrivaninhas que se adaptem bem ao espaço, que já tenham gavetas incorporadas ou sejam expansíveis, por exemplo, são ótimas.
Mas atenção quanto ao assento: fuja de banquetas! Opte por uma cadeira com encosto confortável para seu filho, para que ele mantenha a postura adequada – não só para a tarefa, mas para a saúde. A cadeira também deve permitir que o pequeno encoste os pés no chão; se tiver regulagem de altura, melhor ainda.
Outros itens funcionais para se ter no cantinho de estudo são prateleiras para organizar os livros e cadernos, e cestas e porta-lápis para organizar os acessórios.
3 – Decorando o espaço
É muito importante que o espaço tenha as cores que ele gosta, seus personagens favoritos e materiais para as atividades que ele costuma fazer (exemplo: pintar, desenhar, etc). Por isso, chame seu filho para participar desse momento. Ele precisa sentir esse espaço não só como parte da rotina, mas do universo dele.
Por fim, lembre que ter o espaço é um grande passo, mas não é tudo. É fundamental que você oriente e ajude seu filho. A criança precisa aprender a estudar, e nem sempre isso é fácil de descobrir sozinha. Outra dica é estudar apenas depois de estar bem alimentado e descansado.
Com um cantinho de estudo infantil bem organizado e tomando todos esses cuidados, você vai ver que estudar não vai mais ser um pesar para o seu pequeno! E se você quiser mesclar o canto de estudos com o quarto de brinquedos, você também pode gostar desse conteúdo sobre Decoração de Brinquedoteca: um mundo mágico para crianças!
Deixe um comentário