Cantinho de estudo infantil: Inspirações e dicas

Mesa de estudos infantil apoiada em cavalete de madeira
Mesa de estudos infantil apoiada em cavalete de madeira

Fonte: Maternar para sempre

Pensar em um cantinho de estudo para seu filho ou filha é muito importante. Assim, você ensina à criança que para tudo existe lugar certo. Além disso, um ambiente voltado para essa atividade contribui para a produtividade e facilita a absorção do que é estudado.

Fazer os deveres na cama, por exemplo, pode confundir a criança: a cama deixa de ser espaço exclusivo de descanso. Além disso, a postura costuma não ser adequada para a tarefa. Não é difícil de perceber que a produtividade e a concentração diminuem, a dificuldade de aprendizado aumenta e estudar pode virar uma tortura para a criança.

Por isso, para te ajudar a montar esse cantinho tão importante para seu pequeno, separamos uma série de dicas e ideias inspiradoras. Confira!

1 – Escolhendo o lugar

Como o próprio nome já sugere, o cantinho de estudo infantil não precisa de um cômodo exclusivo, pode ser um espaço no próprio quarto da criança ou outro ambiente da casa. O indispensável é que seja tranquilo, bem iluminado e arejado, por isso, um local próximo a janelas e longe da circulação de pessoas já está ótimo.

Mesa de estudos em quarto infantil

Fonte: Pinterest

Canto de estudos infantil

Fonte: A Casa Que Minha Vó Queria

Canto para estudos infantil embaixo de beliche

Fonte: Pinterest

Priorize sempre a tranquilidade. Se o local não for muito iluminado, colocar algumas luminárias pode compensar a falta de luminosidade natural. Mas, atenção: opte pela luz branca/fria, pois é estimulante.

Mesa de estudos com luminária

Fonte: Afamily

2 – Montando o cantinho de estudo

Aqui a dica é prezar pela funcionalidade. Escrivaninhas que se adaptem bem ao espaço, que já tenham gavetas incorporadas ou sejam expansíveis, por exemplo, são ótimas.

Mesa de estudos ao lado de cama infantil

Fonte: Pinterest

Bancada de estudos acoplada à parede

Fonte: Pinterest

Mas atenção quanto ao assento: fuja de banquetas! Opte por uma cadeira com encosto confortável para seu filho, para que ele mantenha a postura adequada – não só para a tarefa, mas para a saúde. A cadeira também deve permitir que o pequeno encoste os pés no chão; se tiver regulagem de altura, melhor ainda.

Outros itens funcionais para se ter no cantinho de estudo são prateleiras para organizar os livros e cadernos, e cestas e porta-lápis para organizar os acessórios.

Canto de estudos compacto com mesa e cadeira

Fonte: Mil Dicas de Mãe

Espaço para estudos com organizadores

Fonte: Pinterest

3 – Decorando o espaço

É muito importante que o espaço tenha as cores que ele gosta, seus personagens favoritos e materiais para as atividades que ele costuma fazer (exemplo: pintar, desenhar, etc). Por isso, chame seu filho para participar desse momento. Ele precisa sentir esse espaço não só como parte da rotina, mas do universo dele.

Por fim, lembre que ter o espaço é um grande passo, mas não é tudo. É fundamental que você oriente e ajude seu filho. A criança precisa aprender a estudar, e nem sempre isso é fácil de descobrir sozinha. Outra dica é estudar apenas depois de estar bem alimentado e descansado.

Com um cantinho de estudo infantil bem organizado e tomando todos esses cuidados, você vai ver que estudar não vai mais ser um pesar para o seu pequeno! E se você quiser mesclar o canto de estudos com o quarto de brinquedos, você também pode gostar desse conteúdo sobre Decoração de Brinquedoteca: um mundo mágico para crianças!

Deixe um comentário