Como fazer um cantinho de leitura: confira 5 dicas!

Cantinho de leitura

Toda criança merece um cantinho onde elas possam ter acesso a diversos mundos, com personagens e histórias diferentes. Pensando nisso, as dicas de hoje são especiais para ensinar você a como fazer um cantinho de leitura para as crianças, confira!

1 – Pense como expor os livros

Não dá para imaginar um cantinho de leitura sem prateleiras, estantes e nichos. E essa escolha vai depender do que você imagina para o cantinho de leitura dos seus pequenos. Por exemplo:

  • Prateleiras: são ótimas para espaços pequenos ou para um volume mais baixo de livros. Além disso, o valor das prateleiras costuma ser menor do que os nichos e você pode criar combinações decorativas em sua parede.
  • Nichos: também são muito bons para cômodos mais apertados, mas o que mais destaca essa opção é a decoração. Os nichos ficam lindos em qualquer ambiente e você pode dispô-los de várias maneiras diferentes.
  • Estantes: geralmente essa opção fica melhor em ambientes mais espaçosos. Além disso, as estantes comportam um alto volume de livros, então se a ideia é dispor uma variedade grande de leitura para os seus pequenos, essa pode ser a melhor ideia!

2 – Planeje um cantinho acessível

Se você pretende que o cantinho de leitura dos seus pequenos proporcione uma experiência mais “independente” para eles, é legal planejar para que todos os livros estejam acessíveis para a altura das crianças. Nesse caso, se você escolheu nichos ou prateleiras no tópico acima, já pense em como adaptá-los para ficarem na altura das mãozinhas dos seus pequenos!

  • Dica: você vai encontrar prateleiras no mobiliário infantil que são ótimas para crianças mais novas e para uma quantidade menor de livros. Abaixo, alguns exemplos práticos e que agregam mais fofura e cor a decoração do cantinho de leitura.

3 – Deixe o ambiente confortável

Qualquer cantinho de leitura precisa ser confortável, principalmente para que os pequenos possam mergulhar por mais tempo no mundo imaginário das histórias. Para isso, você pode investir em puffs, poltronas ou uma mesa infantil com cadeirinhas.

  • Dica: uma opção muito legal são os cubos com iluminação interna. Além de oferecem mais um lugar para sentar no cantinho da leitura, eles funcionam muito bem como luminária para a noite e dão um toque agradável na decoração infantil.

4 – Decore o ambiente

A melhor dica que podemos dar quanto a decoração do cantinho de leitura é usar toda a sua criatividade. Como a ideia é deixar o espaço mais divertido para as crianças, escolha mais de uma cor para as paredes e/ou pense em desenhos e adesivos para deixar o ambiente mais lúdico.

Experimente também usar grama sintética no piso, além da beleza ela deixará o lugar mais conformtável.

  • Dica: O Pinterest é ótimo para buscar inspiração e ideias diferentes para decoração de ambientes.

5 – Por fim…organize os livros!

Agora é o momento mais legal: arrumar a coleção de livros! Para crianças mais novas, você pode organizar os livros por ordem de preferência e deixar mais acessível aqueles que elas mais gostam de ler. Já para os pequenos-grandinhos, a organização pode ser por ordem alfabética dos títulos ou autores.

  • Dica: Se os seus pequenos já possuem uma quantidade considerável de livros, que tal pensar em adquirir novos e doar os que eles já leram? Assim, você estará alimentando mais o hábito de leitura deles e ajudando outras crianças a terem acesso ao mundo das histórias!

Agora que você já sabe como fazer um cantinho de leitura e por onde começar a planejar, veja quais são os melhores livros da literatura infantil e que não podem faltar na prateleira dos seus filhos. E algumas dessas histórias serão nostálgicas para você!

Deixe um comentário