Como incentivar as brincadeiras no playground?

Crianças brincando em playground

O playground é um excelente lugar para as crianças gastarem energia, divertirem-se e ainda ampliarem suas habilidades físicas.

É por causa disso que ter um playground à disposição é muito recomendado, mas nem sempre as crianças brincam de primeira: às vezes, é preciso que elas sejam incentivadas a isso, especialmente em época de telas.

Um grande desafio para os pais e responsáveis pode ser justamente estimular os pequenos a brincar no playground, mas a boa notícia é que algumas atitudes podem despertar esse interesse neles.

Para você saber como incentivar a criança a se divertir em um escorregador, gira-gira ou balanço, por exemplo, continue lendo este artigo!

O que é trabalhado na criança quando ela brinca no playground?

Para muitos adultos, brincar é somente uma forma de a criança ficar entretida e de gastar energia, mas as brincadeiras têm uma importância muito mais ampla no desenvolvimento infantil.

Quando as crianças estão no playground, por exemplo, elas podem colocar a sua imaginação em uso, o que é muito necessário para o seu amadurecimento emocional e mesmo educacional.

Se mais crianças estiverem brincando no playground, isso também vai facilitar a sua socialização, sem contar que os pequenos que têm maiores dificuldades com a fala acabam sendo beneficiados com as brincadeiras.

Dicas para que as crianças brinquem no playground

Se a criança frequenta algum playground, mas apresenta resistência para brincar nos brinquedos, aqui estão algumas sugestões para ajudar:

1. Falar para ela para que serve o playground

Se a criança é pequena ou é a primeira vez que ela vai ao playground, é interessante que ela aprenda o que é esse lugar, para que ele serve, que é um local seguro, onde se pode brincar, etc.

Em algumas ocasiões, a criança fica insegura de brincar no playground porque se trata de um lugar diferente e com o qual ela não tem familiaridade. Porém, conversando com o pequeno, ele acaba ficando mais “aberto”.

2. Indique brinquedos adequados para a criança

Se a criança tem medo de altura, por exemplo, levá-la a um balanço ou a um escorregador não é uma boa ideia e, provavelmente, ela vai desejar ir embora do playground.

Nesse caso, uma boa dica é apresentar o gira-gira para essa criança, já que ele fica mais perto do chão e vai diverti-la da mesma forma. Depois, conforme ela se sentir mais confiante, pode concordar em experimentar outros brinquedos.

3. Deixe a criança se superar

Há crianças que são bastante corajosas e que querem explorar o máximo de brinquedos possível. Portanto, essas crianças têm de ser estimuladas no playground, sendo isso que vai fazer com que elas queiram continuar ali.

Permitir que ela balance um pouco mais alto ou que use um escorregador maior, sempre com supervisão, pode ser o que estava faltando para que essa criança fique interessada em curtir o playground!

4. Fique por perto

Nas primeiras vezes em que a criança brinca em um playground, é importante que ela tenha alguém da sua confiança por perto. Assim, se ela tiver medo, poderá recorrer a essa pessoa.

Pode ser os pais, os tios, os professores e qualquer outra pessoa na qual essa criança confie: é indicado que se fique sempre no campo de visão da criança. Conforme ela se adapta ao playground, é possível sair um pouco de cena.

5. Convide a criança a imaginar

A imaginação é uma das coisas mais poderosas para as crianças. Por isso, por que não as convidar a imaginar que o playground é algum outro lugar? O gira-gira pode ser um castelo a ser protegido, o escorregador pode ser abrigo contra lava de vulcão, etc.

O ideal é permitir que a criança imagine e “embarcar” no cenário que ela criar. Desse modo, o playground vai ficar ainda mais divertido para ela!

6. Se possível, ter outras crianças junto

Muitas vezes, a criança se sente mais encorajada a brincar no playground quando ela vê outros brincando. Por isso, vale a pena levar o pequeno quando se sabe que há mais coleguinhas brincando.

7. Brinque com a criança

Não precisa ser necessariamente em um brinquedo, já que muitos nem aguentam os adultos. Pode ser enriquecendo a imaginação dessa criança, ajudando-a a subir em algum lugar, etc. O importante é que a criança perceba que o adulto também está se divertindo.

E você? Tem alguma sugestão para fazer as crianças se interessarem mais pelo playground? Não deixe de contar para nós nos comentários! Além disso, compartilhe essas dicas com os seus contatos!

Deixe um comentário