Como limpar brinquedos de cada material

Dicas de como limpar os brinquedos
Dicas de como limpar os brinquedos

Fonte: Grávidas On-line

Os brinquedos podem ser foco de impurezas e bactérias, principalmente quando costumam ser compartilhados e carregados para fora de casa, como naquela ida ao parquinho ou à escola. Além disso, brinquedos com acúmulo de pó podem gerar diversos incômodos respiratórios.

Para não estragar a brincadeira, mas garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos, o ideal é higienizar esses itens, no mínimo, de 15 em 15 dias. Para facilitar, preparamos esse post supercompleto sobre como limpar brinquedos dos mais diversos materiais. Confira!

Brinquedos de Plástico

Dicas de como limpar os brinquedos de plástico

Fonte: Rádio Verdes Mares 810

Os brinquedos de plástico são bastantes simples de serem limpos, porém são necessários alguns cuidados. Antes de limpá-los verifique se são laváveis ou possuem pilhas (retire-as) e, então, prossiga:

  1. Use um pano umedecido com água e sabão neutro.
  2. Molhe o pano e o torça a cada brinquedo, para limpá-lo e evitar que a sujeira de um brinquedo passe para outro.
  3. Enxágue com um outro pano úmido, apenas com água.
  4. Por fim, passe um pano com álcool 70%, garantindo a total higienização.

Brinquedos de Madeira

Dicas de como limpar os brinquedos de madeira

Fonte: BBEL

Os brinquedos de madeira geralmente são feitos em MDF ou madeira maciça. Importante ter um cuidado maior com o MDF, já que ele absorve a água. Nesse caso, o segredo é usar um pano seco ou umedecido bem torcido. Já os de madeira maciça, podem ser limpos com um pano mais úmido. Evite o álcool nestes brinquedos!

Brinquedos de Pelúcia

Dicas de como limpar os brinquedos de pelúcia

Fonte: FizzWizz

Para brinquedos de pelúcia, antes de tudo, você deve verificar se são laváveis. Caso sejam, coloque-os em um saco protetor para lavagem na máquina ou à mão (aproveite e use água quente nesse caso). Em ambos os processos você deve secar o material em calor baixo ou naturalmente, mas evite expô-los por muito tempo ao sol e lavá-los em dias úmidos.

Brinquedos Eletrônicos

Dica de como limpar brinquedos eletrônicos

Fonte: Gisele Delaia

Para brinquedos eletrônicos é evita-se a lavagem com água e sabão, pois pode estragá-los facilmente. Limpe-os usando apenas um pano macio seco e, de preferência, somente na parte externa.

Em casos extremos (como derramamento de algum suco ou de gordura na parte externa), use apenas um pano pouco umidecido. Além disso, uma dica de ouro é guardá-los em caixas ou locais fechados, para protegê-los da poeira.

Brinquedos de Banheira e Piscina

Dica de como limpar brinquedos de banheira e piscina

Fonte: Mãe Tipo Eu

Para brinquedos de banheira e piscina, a dica principal é retirá-lo da água e secá-lo a cada banho/uso. Se utilizados fora da banheira, as dicas seguem a mesma linha dos brinquedos de plástico: pano úmido com sabão neutro + pano seco com álcool 70%.

Brinquedos de Metal

Dica de como limpar brinquedo de metal

Fonte: Tua Casa

Aqui, você pode usar somente um pano umedecido com álcool 70%, ou lavá-los com água e sabão neutro, dependendo da peça. Caso algum dos brinquedos esteja com alguma ferrugem, a recomendação é trocá-los.

Prontinho! Agora a criançada pode brincar à vontade! Seguindo essas dicas e passo a passo, não há porque ter grande preocupação com impurezas e bactérias nos brinquedos. Por fim, nossa última dica é que você convide as crianças maiores – 8 anos ou mais – para participar da limpeza. Assim, ensina e exercita na própria criança esse hábito!

Deixe um comentário