A criançada adora brincar, e o resultado é sempre o mesmo: aquela bagunça! E fica mais difícil manter tudo organizado quando o espaço é compacto, como é a realidade da maioria das casas e apartamentos atualmente. Mas, acredite: existe como organizar os brinquedos dos pequenos mesmo com pouco espaço.
Separamos ideias criativas e dicas de organização para cada coisa ter o seu lugar. Você vai ver que vai ser até mais fácil para estimular as próprias crianças a manterem a ordem depois das brincadeiras!
1 – Caixas organizadoras
As caixas funcionam muito bem para guardar brinquedos dividindo-os por categorias, como: pelúcias, brinquedos de plástico, brinquedos com pilha, bonecas, carrinhos e assim por diante. As vantagens das caixas na organização de espaços pequenos é que:
- são encontradas em diversos tamanhos e materiais (de papelão, plástico ou madeira, no caso de caixotes);
- se adaptam bem a qualquer espaço disponível (embaixo da cama, em cima do guarda-roupa, naquele cantinho do quarto inutilizado, em prateleiras…);
- podem ser empilhadas;
- se você adicionar rodinhas às caixas para facilitar o deslocamento.
Onde conseguí-las: as de plástico, já criadas para organização, podem ser compradas em lojas de móveis e decoração, e em grandes supermercados. As de papelão, você pode pedir nesses mesmos estabelecimentos. E os caixotes de madeira, você encontra em fruteiras e feirinhas de orgânicos.
2 – Nichos e baús
Também são uma ótima opção. Os nichos costumam ser modulares e, em alguns lugares, você pode optar por adquirir portinhas, caso prefira que os brinquedos não fiquem à mostra. Do contrário, os brinquedos podem ficar expostos como itens de decoração.
Dica econômica: caso não tenha orçamento para investir, sabe os caixotes de frutas que citamos acima? Podem ser usados aqui também!
Além disso, a dica é sempre investir em móveis multifuncionais, que tenham um compartimento extra. Eles ajudam a otimizar o espaço e te dão maior liberdade na organização. Baús, por exemplo, são ótimos para guardar brinquedos e também servem como bancos.
Aqui na Bestplay, nós temos diversos itens que podem participar da brincadeira e ainda da organização, como o Hipo Baú da Xalingo e o Organizador Arrumadinho da Freso. Confira!
3 – Móveis do próprio dia a dia
Caso a ideia seja evitar qualquer custo, você pode aproveitar os móveis que já tem em casa para guardar os brinquedos. É só questão de olhar com atenção para aqueles cantinhos disponíveis ou organizá-los. Móveis como a estante da sala ou o guarda-roupa do seu filho já são o suficiente.
4 – Porta-objetos
Você ainda pode usar porta-objetos para guardar brinquedos como bonecas, bonecos de ação, bichinhos de pelúcia… Os modelos como os da imagem, penduráveis, são ótimos para usar o espaço vertical em cantinhos estratégicos, como atrás da porta do quarto. Os brinquedos ainda podem ter função decorativa.
Extra: hábitos de organização
Organizar brinquedos vai muito além de pensar os espaços para eles, tem a ver com hábitos do dia a dia. Confira essas dicas de boas práticas:
- ensine seu filho sobre o lugar de cada coisa e incentive-o a guardar seus próprios brinquedos;
- mantenha a regra de “A brincadeira acabou, guardou na hora!”;
- e livre-se dos brinquedos em excesso, aqueles que seu filho já nem usa; você pode doá-los, ensinando seu filho a importância da empatia.
Você pode gostar também de Como organizar quarto de criança: 5 dicas infalíveis!
Aplicando essas ideias e dicas, com certeza, será mais fácil manter sob controle a organização dos brinquedos e da sua casa. Deixe um comentário contando pra gente a que mais gostou!
Deixe um comentário