Como organizar brinquedos com pouco espaço

Dicas para um quarto organizado
Dicas para um quarto organizado

Fonte: Viva Decora

A criançada adora brincar, e o resultado é sempre o mesmo: aquela bagunça! E fica mais difícil manter tudo organizado quando o espaço é compacto, como é a realidade da maioria das casas e apartamentos atualmente. Mas, acredite: existe como organizar os brinquedos dos pequenos mesmo com pouco espaço.

Separamos ideias criativas e dicas de organização para cada coisa ter o seu lugar. Você vai ver que vai ser até mais fácil para estimular as próprias crianças a manterem a ordem depois das brincadeiras!

1 – Caixas organizadoras

As caixas funcionam muito bem para guardar brinquedos dividindo-os por categorias, como: pelúcias, brinquedos de plástico, brinquedos com pilha, bonecas, carrinhos e assim por diante. As vantagens das caixas na organização de espaços pequenos é que:

  • são encontradas em diversos tamanhos e materiais (de papelão, plástico ou madeira, no caso de caixotes);
  • se adaptam bem a qualquer espaço disponível (embaixo da cama, em cima do guarda-roupa, naquele cantinho do quarto inutilizado, em prateleiras…);
  • podem ser empilhadas;
  • se você adicionar rodinhas às caixas para facilitar o deslocamento.
Dicas para um quarto organizado

Fonte: Arrumadíssimo

Fonte: Pinterest

Onde conseguí-las: as de plástico, já criadas para organização, podem ser compradas em lojas de móveis e decoração, e em grandes supermercados. As de papelão, você pode pedir nesses mesmos estabelecimentos. E os caixotes de madeira, você encontra em fruteiras e feirinhas de orgânicos.

2 – Nichos e baús

Também são uma ótima opção. Os nichos costumam ser modulares e, em alguns lugares, você pode optar por adquirir portinhas, caso prefira que os brinquedos não fiquem à mostra. Do contrário, os brinquedos podem ficar expostos como itens de decoração.

Dicas para um quarto organizado

Fonte: Tadah

Dica econômica: caso não tenha orçamento para investir, sabe os caixotes de frutas que citamos acima? Podem ser usados aqui também!

Dicas para um quarto organizado

Fonte: Catraca Livre

Além disso, a dica é sempre investir em móveis multifuncionais, que tenham um compartimento extra. Eles ajudam a otimizar o espaço e te dão maior liberdade na organização. Baús, por exemplo, são ótimos para guardar brinquedos e também servem como bancos.

Dicas organização de quarto pequeno

Fonte: Yazzic.com

Dicas organização quarto pequeno

Fonte: Habitissimo

Aqui na Bestplay, nós temos diversos itens que podem participar da brincadeira e ainda da organização, como o Hipo Baú da Xalingo e o Organizador Arrumadinho da Freso. Confira!

Dicas para organização em quarto pequeno

Fonte: Bestplay

3 – Móveis do próprio dia a dia

Caso a ideia seja evitar qualquer custo, você pode aproveitar os móveis que já tem em casa para guardar os brinquedos. É só questão de olhar com atenção para aqueles cantinhos disponíveis ou organizá-los. Móveis como a estante da sala ou o guarda-roupa do seu filho já são o suficiente.

4 – Porta-objetos

Você ainda pode usar porta-objetos para guardar brinquedos como bonecas, bonecos de ação, bichinhos de pelúcia… Os modelos como os da imagem, penduráveis, são ótimos para usar o espaço vertical em cantinhos estratégicos, como atrás da porta do quarto. Os brinquedos ainda podem ter função decorativa.

Dicas de organização em quarto pequeno

Fonte: Incrível

Extra: hábitos de organização

Organizar brinquedos vai muito além de pensar os espaços para eles, tem a ver com hábitos do dia a dia. Confira essas dicas de boas práticas:

  • ensine seu filho sobre o lugar de cada coisa e incentive-o a guardar seus próprios brinquedos;
  • mantenha a regra de “A brincadeira acabou, guardou na hora!”;
  • e livre-se dos brinquedos em excesso, aqueles que seu filho já nem usa; você pode doá-los, ensinando seu filho a importância da empatia.

Você pode gostar também de Como organizar quarto de criança: 5 dicas infalíveis!

Aplicando essas ideias e dicas, com certeza, será mais fácil manter sob controle a organização dos brinquedos e da sua casa. Deixe um comentário contando pra gente a que mais gostou!

Deixe um comentário