Como organizar a festa do seu filho na escola

Decoração para festa na escola
Decoração para festa na escola

Fonte: Na pracinha

Comemorar o aniversário é sempre uma festa para as crianças, mas nem sempre é uma alternativa econômica para os pais. Uma forma de reduzir os gastos e, ainda assim, manter a festinha animada é fazer a comemoração na escola do seu filho!

Para facilitar o processo e te ajudar preparamos um passo a passo de como organizar a festa na escola. Confira!

1 – Converse com a escola

Esse é o primeiro passo e precisa ser feito com antecedência. Converse com os professores e a diretoria com no mínimo um mês de antecedência. Cada escola possui suas próprias normas, além de ter o calendário de atividades escolares (provas, trabalhos e dias festivos). Portanto, vá até a escola e tire todas as dúvidas para assegurar se e quando a festinha pode acontecer.

2 – Escolha o tema e prepare os convites

A escola aprovou e a data está marcada? Próximo passo é escolher o tema e fazer os convites. O tema você pode deixar a gosto do seu filho ou filha, afinal, eles sempre estão cheios de ideias. Os ingressos podem seguir essa temática.

Importante lembrar que você está convidando os filhos de pessoas com as quais provavelmente não tem um contato direto. Então, seja bem explicativo com as informações no convite e tente ser inclusivo com todas as crianças. Um cuidado é sempre se certificar se há alguma criança com restrição alimentar, por exemplo, para garantir opção do que ela comer no dia da festinha.

3 – Decore, mas sem exagero

Decoração para festa de aniversário na escola

Fonte: Rafael Mirra

Quando for organizar a parte prática da festinha tenha em mente este ponto, pois você pode preparar algo na temática mas sem exagero. Lembre que o ambiente é escolar e a festinha, provavelmente, é uma atividade dentro da programação normal de aula, certo? Então, opte por algo mais simples.

Você pode decorar uma parede com o personagem escolhido, por exemplo, e usar os itens (pratinhos e copos, toalhas e balões) nas cores do tema. Prontinho! Se quiser simplificar mais ainda e seu filho não fizer questão de uma temática específica, escolha com ele apenas as cores da festinha e tudo fica mais prático ainda!

4 – Prepare as comidinhas

Assim como a decoração deve ser simples, a alimentação também: a dica é optar pelos salgadinhos e docinhos tradicionais e práticos de comer. Canudinhos recheados, mini pastéis, cachorrinhos, branquinhos e brigadeiros…

Como já dissemos, procure saber se nenhum dos coleguinhas possui restrição alimentar (glúten, lactose, refrigerante e carne, por exemplo). Depois disso, é só fazer a contagem de alunos (conte com a professora!) e avaliar a quantidade de comida necessária para que não falte na hora da festa.

5 – Lembrancinhas

Lembrancinha para festa aniversário na escola

Fonte: Elo7

Essa é uma parte totalmente opcional mas caso queira investir em lembrancinhas, lembre de ser inclusivo: tanto para meninas quanto para meninos. O ideal é fazer algo para evitar o famoso “o seu é melhor que o meu!” entre as crianças. Uma dica é dar um kit de desenho ou livros, que estimulam os pequenos e, de quebra, têm tudo a ver com o ambiente escolar.

6 – Atividades

Consulte a escola para saber se você pode acompanhar a festinha e propor brincadeiras. No geral, pense em atividades práticas e que não dependem de muitos materiais: vivo ou morto e dança das cadeiras são bons exemplos.

Pronto! Em seis passos você consegue organizar uma festinha na escola do seu filho ou filha que ele vai adorar e comemorar com os coleguinhas. Lembre que, nesse caso, menos é mais: evite exageros (em todos os aspectos) e se certifique de que a escola permita todas as suas ideias! Boa festa!

Deixe um comentário