Como organizar uma festa infantil em 7 passos

salão de festa infantil decorado
salão de festa infantil decorado

Fonte: Festabox

Quase todo mundo tem uma boa memória de infância que remete às festinhas de aniversário (seja sua ou de algum amiguinho). Afinal, são nessas datas que as crianças se divertem mais, pois podem brincar bastante, comer muitas guloseimas e, de quebra, ganhar presentes. Se o aniversário do seu filho está chegando e você está na dúvida do que fazer, confira os sete passos para organizar uma festa infantil inesquecível sem ter muito trabalho.

1 – Prepare a lista de convidados com antecedência

crianças cantando parabéns em festinha

Fonte: Hog Wild Events

Ao embarcar nessa aventura que é dar uma festinha de aniversário, você verá como é importante ter um bom planejamento. Por isso, o primeiro passo é fazer uma lista com as pessoas que você pretende convidar para a comemoração. Só assim é possível ter uma ideia da dimensão do evento e então definir se você fará tudo em casa ou em um salão e as quantidades de comidinhas que precisará comprar, por exemplo.

É também nesse momento que você deve se perguntar: vale convidar adultos sozinhos ou apenas os pais das crianças convidadas? Tenha em mente que esses programas nem sempre são interessantes para adultos, a não ser quando eles sejam muito íntimos dos pais e/ou do próprio aniversariante (como padrinhos e tios).

2 – Escolha o local onde será a festinha

Com a lista de convidados em mãos, você pode agora escolher o local onde acontecerá toda a diversão. Se você prefere economizar um pouco, a dica é organizar a festa em casa ou no salão de festas do prédio, por exemplo. Apesar de dar um pouco mais de trabalho, você consegue controlar cada aspecto do evento (desde a decoração até a comida) e deixar tudo como seu filho gosta.

Mas, por outro lado, alugar um salão maior também é uma boa opção caso a sua lista de convidados seja grande, ou mesmo se você necessita de bastante espaço para acomodar os itens de recreação.

3 – Decida o tema da festa

festinha infantil com tema Frozen

Fonte: Pinterest

Agora você deve decidir a temática que dará o tom de toda a festinha, desde a decoração até as lembrancinhas. É muito importante que esse tema seja escolhido priorizando os gostos do aniversariante, portanto, é muito aconselhável convidar o seu filho para vocês tomarem essa decisão juntos.

  • Se a criança tiver 1 a 2 anos, você pode optar por temas mais genéricos dessa faixa etária, com elementos como palhaços, bichinhos etc.
  • A partir dos três anos, é provável que a criança já tenha alguma preferência por personagens de desenhos animados, como princesas e super-heróis, por exemplo.

4 – Monte o cardápio

mesa de festa infantil com guloseimas

Fonte: Agora Sou Mãe

Se tem uma coisa que a criançada gosta – e os adultos também! – é a parte de se deliciar com as guloseimas típicas de aniversário infantil. É importante definir o cardápio com antecedência, principalmente se você vai encomendar alimentos, para definir as quantidades necessárias de cada item.

O bolo – o astro da mesa de doces – deve ser de um sabor que agrade o pequeno aniversariante e pode ser decorado de acordo com o tema. Para calcular o tamanho do bolo, imagine em média 70g por pessoa (para 50 convidados, por exemplo, o bolo deve ter cerca de 3,5kg). Calcule também 6 docinhos (ou salgadinhos) e cerca de 500ml de bebida (água, suco ou refrigerante) por convidado.

5 – Escolha os brinquedos e atividades

criança brincando de acerte o buraco

Fonte: Pinterest

Para que a festa seja ainda mais divertida e inesquecível, é claro que não pode faltar brinquedos para animar a garotada! A dica é apostar em opções clássicas, como os jogos de mesa, ou mesmo nos brinquedos infláveis, que estão ganhando muita popularidade entre os pequenos. Jogos de tabuleiro, massinha de modelar, desenho, dinâmicas e danças também são atividades que agradam a todas as faixas etárias.

Além disso, você pode contratar serviços de aluguel de brinquedos para festa infantil que não apenas montam toda a estrutura recreativa, como também contam ainda com monitores e profissionais especializados para atender as crianças e mantê-las seguras.

6 – Capriche na decoração

salão de festa infantil decorado

Fonte: Tecnisa

A parte boa da decoração de festa infantil é que você encontra muitas opções de enfeites, painéis e até mesmo cenários prontos inspirados nos mais diversos temas. Mas se você quer conter gastos e gosta de colocar a mão na massa na hora de decorar, é possível fazer coisas incríveis sem precisar gastar muito!

Além de apostar em pratinhos e copinhos coloridos/decorados, o legal é enfeitar a mesa do bolo com objetos pessoais da criança, como bonecos e bichinhos de pelúcia que tenham a ver com o tema. Também é interessante criar embalagens personalizadas para pirulitos e balinhas e espalhá-las pelas mesas.

7 – Elabore as lembrancinhas

lembrancinha de festa infantil

Fonte: Pinterest

Dar lembrancinha no final da festa não é uma prática obrigatória, mas é uma forma muito simpática de eternizar aquele momento – e as crianças adoram! Porém, claro, é preciso bom senso na hora de decidir o que você entregará aos pequenos convidados.

Opte por lembrancinhas mais úteis e personalizados, como brinquedos, squeezes, material de colorir, bolha de sabão etc. Uma alternativa segura e que as crianças sempre gostam é entregar guloseimas na saída – assim, vão embora com mais um gostinho da festa.

Outras dicas úteis e práticas:

  • Marque um período para a realização da festa, com hora para início e encerramento. Assim, a celebração não fica muito cansativa e você evita constrangimentos de convidados que precisam sair antes, por exemplo.
  • Envie os convites para a festinha por e-mail ou crie um evento nas redes sociais. Dessa forma você não precisa gastar com convites impressos e recebe a confirmação de forma mais prática.
  • Não esqueça de registrar todos os momentos da comemoração! Você pode, até mesmo, contratar um profissional ou chamar alguém da família para fazer essa tarefa.

Seguindo esse passo a passo você consegue criar, sem muito esforço, uma festa que, além de muito divertida, vai ficar para sempre na memória do seu filho e dos seus amiguinhos.

1 Comentário
  1. Quantas coisas boas, eu simplesmente adoro bolos e com suas receitas acredito que vou confeitar algumas maravilhas como estas suas. Parabéns

Deixe um comentário