Como usar o teatro na educação infantil

teatro na educação infantil
teatro na educação infantil

Fonte: Pixabay

Perfeito para auxiliar no crescimento saudável das crianças, o teatro vem se tornando uma ferramenta muito usada por professores na educação infantil brasileira. Uma das vantagens do teatro para a garotada é que a atividade acaba deixando os pequenos mais participativos na aula, além de ser muito divertido para eles.

Mas como inserir essa atividade na educação infantil? Para ajudar você nessa questão, nós, da Bestplay, vamos dar três sugestões de atividades que os pequenos vão adorar, além, é claro, de desenvolver uma rotina escolar muito mais produtiva!

Vantagens do teatro na educação infantil

Dentro da sala de aula, o teatro pode envolver os pequenos por horas. Por ser uma atividade que exige dinamicidade, o uso da dramatização desenvolve a espontaneidade e a socialização entre eles.

Outra vantagem que o teatro possui é a desinibição. Se a criança não se sente segura no ambiente em que está inserida, ela acaba se fechando, dificultando seu desenvolvimento social. Contudo, por meio do teatro, os pequenos conseguem expor seus sentimentos através da interpretação!

Para ampliar ainda mais o crescimento dos pequenos, educadores utilizam jogos teatrais para ir muito além de atividades recreativas. Esses jogos proporcionam aos pequenos envolvimento afetivo, cognitivo e muita psicomotricidade!

Atividades de teatro

Para explorarem o teatro

Antes de montar peças de teatro para os pequenos, o importante é que eles tenham conhecimento do que á a atividade propriamente dita. Você pode começar introduzindo o teatro por meio de exercícios de desinibição na sala de aula e até mesmo levar as crianças a ver um teatro profissional infantil!

Para estimular a imaginação

Um exercício bem simples para se fazer na sala de aula é você contar uma historinha para as crianças e deixá-las escolher o trecho que mais acharam divertido para reproduzi-la! Você pode contar com ajuda de objetos diversos, como chapéus, roupas coloridas e usar a própria sala de aula como palco. Isso irá estimular a imaginação, além de desenvolver a capacidade de recontar uma história!

Para estimular o trabalho em grupo

Os pequenos adoram os personagens dos contos de fadas, não é mesmo? Essa é uma boa maneira de cativá-los com o teatro já a nossa dica é adaptar um conto de fadas que eles adoram, assim podem interpretar seus personagens favoritos.

Para que toda a adaptação dê certo, estimule as crianças a ensaiarem juntas e criar o cenário da peça com as próprias mãos! Isso fará com que eles aprendam a dividir tarefas entre o grupo e desenvolver habilidades motoras.

Agora que você já sabe três atividades para introduzir o teatro na educação infantil nas suas atividades, confira nosso conteúdo sobre mímica para aplicar na sala de aula! Com elas, suas aulas serão muito mais dinâmicas e gratificante para os alunos! Não esqueça de deixar um comentário falando o que achou do nosso texto. Até mais!

Deixe um comentário