Decoração neutra para irmãos que dividem o mesmo quarto

Irmão dividindo o quarto

Uma gravidez de gêmeos, um irmão mais novo chegando, mudança para uma casa menor, enfim, são diversos os motivos que podem fazer com que um mesmo quarto seja planejado para dois filhos.

Na prática isso é muito comum, uma vez que a maioria das famílias que possuem mais de um filho, normalmente faz a divisão do cômodo.

Quando se trata de dois meninos, duas meninas ou crianças da mesma faixa etária, a tarefa se torna mais simples, mas, e quando dois irmãos com gostos diferentes precisam dividir o mesmo quarto?

É um desafio e tanto, não é verdade? Um gosta de uma cor diferente, enquanto o outro curte um personagem incomum. São tantas as variáveis que apostar em uma coisa só parece ser impossível.

Então, que tal investir em uma decoração neutra para irmãos que dividem o mesmo quarto?

Neste artigo deixamos algumas dicas para que você saiba que essa tarefa não é tão difícil assim. Vamos lá?

Como organizar o quarto compartilhado por irmãos?

Antes de tudo, é preciso saber como organizar o quarto compartilhado por irmãos e para isso, vamos falar um pouquinho sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração para tornar o ambiente mais agradável para a família toda.

Delimite o espaço sem tirar a conexão

A decoração é importante, mas preparar o quarto é fundamental. Por isso, antes de decorar, é preciso separar o espaço de cada um dos irmãos.

Independentemente da idade, as crianças precisam ter o seu cantinho próprio, onde elas possam colocar pôsteres e adesivos dos personagens favoritos, bem como ter acesso aos gostos pessoais.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não romper a conexão fraterna, ou seja, separá-los demais.

Você pode criar um cantinho da leitura, uma mesa de jogos, uma televisão compartilhada, entre outras coisas que incentivem as crianças a passarem um tempo juntas.

Aposte em móveis compactos

Se as crianças são da mesma faixa etária e têm rotinas semelhantes, pode ser interessante apostar em beliches e bicamas. Desta forma, uma não atrapalha a outra na hora de levantar.

Móveis compactos podem auxiliar no espaçamento do quarto, mantendo a área de circulação livre.

Se não for possível investir neste tipo de cama, pode optar por guarda roupa único, apenas uma área de estudo, ou até mesmo baús embutidos. Tudo isso auxilia para que o quarto fique mais organizado e auxilia com a diminuição dos gastos.

Não se esqueça do arejamento

Não adianta compactar tudo e tampar parte da janela ou da porta com os móveis. A circulação do ar é uma das principais preocupações na hora de montar um quarto compartilhado.

Especialmente quando se trata de crianças, é fundamental deixar a janela livre para a entrada de ar, evitando problemas respiratórios.

Se houver apenas uma janela no quarto, tente deixar as camas em cada um dos lados dela.

5 Dicas para decoração neutra para quarto dos irmãos

Uma decoração neutra é capaz de transmitir a ideia de um quarto compartilhado sem parecer divisora. Mas, como isso é possível?

Você pode combinar peças semelhantes em diferentes aspectos como formato, tipo e cor e a dica para esse tipo de decoração é utilizar tons e temas parecidos. Vamos para as dicas!

1. Decore com móveis de tons neutros

Os móveis, sejam eles planejados ou não, podem ser adquiridos em tons neutros como brancos, beges e marrons. Isso vale desde a cama, a mesinha de estudos, o guarda roupa, cômodas e demais mobílias.

Utilizando essas cores, é possível manter os móveis por mais tempo, isso porque quando as crianças crescerem, elas não precisarão trocá-los se estiverem bem conservados.

Quando o quarto é decorado com móveis de personagens, tende a ser desfeito mais rapidamente, conforme os filhos vão amadurecendo e criando outros interesses. Por essa razão, investir nesses tons sem personalização é uma excelente opção.

2. Invista em cortinas de estampas tradicionais

Normalmente, só há espaço para uma cortina no quarto e, por isso, não tem como cada filho escolher o seu personagem, a menos que os dois gostem da mesma coisa.

O bom deste tipo de acessório é que ele pode ser trocado sempre que quiser, então não há problema em comprar mais de um e fazer uma intercalação com ele.

Por exemplo, você pode adquirir cortinas de estampas tradicionais como em linhas, flores, formas e desenhos comuns e trocá-las sempre que achar necessário. Desta forma, também é possível dar um ar diferenciado ao quarto.

3. Adquira um ou mais tapetes

o tapete é indispensável no quarto das crianças. Primeiro porque os protege de pisar diretamente no chão, ficando em contato com o piso gelado e segundo porque a maioria das crianças gostam de brincar em cima dele.

Para quarto infantil não é aconselhável investir em tapetes com muitos pelos, pois podem dar mais trabalho na hora da limpeza e por serem crianças, a higienização certamente ocorrerá mais vezes.

As cores dos tapetes também precisam harmonizar com a decoração neutra do quarto, por isso, tons pastéis ou escuros são uma ótima opção.

4. Aplique papel de parede, pinte e combine os enxovais

Com a decoração neutra, você pode investir em uma paleta de cores do mesmo tom para as paredes. Por exemplo, se os móveis forem mais puxados para o bege, você pode utilizar um amarelo mais claro para destacá-los.

No entanto, o papel de parede tem estado muito presente na decoração dos quartos, isso porque são de fácil instalação e ainda dão um efeito mais bonito ao ambiente.

O ideal para o quarto compartilhado é um papel de parede mais comum, com desenhos que remetem ao universo infantil, como por exemplo:

  • Aquário: peixes, tartarugas, estrelas do mar e outras plantinhas coloridas;
  • Fazendinha: um estilo mais campestre com cavalos, vacas, ovelhas e até mesmo uma casinha de fazenda;
  • Figuras geométricas: formas de diversos tamanhos e cores;
  • Safari: diversos tipos de animais como tigres, macacos, elefantes e girafas, além de árvores e plantas.

Os enxovais (cobertores, fronhas e lençóis) podem combinar com a estampa do papel de parede.

5. Escolha itens que valorize o ambiente

No momento da decoração é fundamental escolher itens como acessórios e objetos que valorizem o espaço das crianças, especialmente para criar uma conexão entre elas.

Os quadros, por exemplo, são itens indispensáveis em qualquer decoração, pois complementam o ambiente e ainda podem ser usados de diversas formas.

Além deles, os abajures também são peças fundamentais para completar a área de estudos e auxiliar nos momentos de leitura.

Você pode investir em prateleiras para os livros, nichos para ursos de pelúcia e baús para armazenar os brinquedos.

Todos esses itens são funcionais e tendem a deixar o espaço ainda mais bonito e atrativo para as crianças.

A decoração neutra está em alta

Para irmãos que dividem o mesmo quarto ou mesmo para combinar com todo o restante da casa, a decoração neutra está em alta. Isso porque, é atemporal e não oferece o risco de se tornar enjoativa ou fora de moda.

Por meio de uma decoração com tons mais neutros, é possível que todos os elementos escolhidos não sejam excessivos e definidos como “acessórios do momento”, cooperando para um menor gasto, além de preservar por mais tempo a personalidade do ambiente.

Por essa razão, investir em decoração neutra para irmãos que dividem o mesmo quarto é uma excelente alternativa.

Deseja saber mais sobre decoração para quarto infantil? Então fique ligado aqui e não se esqueça de conferir o nosso conteúdo sobre decoração e organização para o quarto dos pequenos.

Deixe um comentário