5 dicas para fazer uma pracinha infantil

Pracinha Infantil
Pracinha Infantil

Prefeitura de Vinhedo

É muito bom lembrar da época em que éramos crianças, não é mesmo? E essas recordações costumam nos lembrar, muitas vezes, das pracinhas infantis. Por isso, montar um ambiente divertido e seguro é uma excelente iniciativa para que o seu filho possa brincar com os amiguinhos, seja no quintal da sua casa, no play do prédio ou no condomínio. Quem sabe os demais moradores gostam e ajudam na montagem dessa pracinha para que todas as crianças possam brincar juntas com segurança e conforto?

Pensando nisso, nós, da Bestplay, separamos algumas dicas para fazer uma pracinha infantil. Você vai achar muito mais fácil do que parece realizar esse sonho para o seu filho. Vamos lá?

1. Escolha o local

O primeiro passo é escolher o melhor local para a montagem do parquinho. Procure por um lugar com iluminação solar, de preferência arborizado, e com bom espaço físico, onde possam ser colocados todos os brinquedos que serão instalados. O ideal é considerar um espaço de 60cm entre cada brinquedo para  as crianças circularem sem riscos ou preocupações.

2. Defina o piso

A escolha do piso é fundamental para a montagem de qualquer pracinha, uma vez que ele deve ser seguro, estável e de fácil manutenção. Por esse motivo, o piso não pode ser de concreto ou brita, pois eles aumentam as chances de alguma criança se machucar. O ideal é procurar por opções de pisos antiderrapantes, como os de grama sintética para lugares abertos, e de EVA para ambientes fechados. Estes dois tipos de pisos são os melhores para amortecer quedas e evitar acidentes.

3. Analise a quantidade e a idade das crianças

É essencial analisar a quantidade e as idades das crianças que irão frequentar a pracinha. Com essas informações, você pode verificar quantos e quais os brinquedos mais adequados que devem ser comprados para que o projeto saia do papel.

4. Escolha o material dos brinquedos

O material dos brinquedos é outro ponto muito importante a ser considerado na montagem de qualquer pracinha infantil. Existem disponíveis no mercado os mais diversos tipos de materiais, como ferro, plástico, madeira e até de eucalipto!

Fatores como a temperatura e umidade do ambiente devem ser levados em consideração.

5. Defina os brinquedos

Faça uma pesquisa entre as crianças para saber quais os brinquedos de pracinha favoritos delas. Com certeza estarão nomes como balanço, escorregador, gangorra, pula-pula, entre outros.

Uma dica é comprar brinquedos que atendam a diferentes idades e que ofereçam várias atividades para entreter a garotada por horas. Confira nosso outro conteúdo que tem várias dicas e sugestões de brinquedos para pracinha de crianças.

Se ainda ficou com alguma dúvida, envie para a gente pelos comentários. Até a próxima!

1 Comentário
  1. Boa tarde!
    Meu nome é Leandra e sou Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jovelino Theodoro.
    Preciso saber o preço do playground acima!
    Condições de pagamento.
    Atenciosamente,
    Leandra Guadalupe

Deixe um comentário