6 dicas para estimular o bebê a andar

Aprenda aqui o que fazer para estimular o bebê a andar

O desenvolvimento da criança está relacionado a diversos fatores e os pais têm um papel fundamental na vida das crianças, principalmente durante o seu crescimento. Essa participação ativa é responsável por estimular os bebês a andar e também ajuda em diversas outras atividades.

Geralmente, os bebês começam a andar quando tem de 10 a 18 meses, mas esse processo pode iniciar antes ou depois, tudo vai depender de diversos fatores que podem ou não ser controlados. É importante saber que cada criança tem seu tempo e muita ansiedade pode ser prejudicial para a criança.

Para te ajudar a conseguir estimular o bebê a andar, separamos 6 dicas que serão muito úteis e auxiliarão no processo de aprendizagem do caminhar. Sendo elas:

Adapte o ambiente

Tome cuidado com móveis com quinas, leves demais ou com toalhas, pois ao caminhar as crianças costumam se apoiar em outros objetos para ter mais equilíbrio. Por exemplo, se um móvel tiver quina, a criança pode se machucar, caso o objeto for muito leve, ele pode cair no bebê e as toalhas nos móveis serão puxadas, o que aumenta a chance de acontecer pequenos acidentes.

Avalie detalhadamente o ambiente em que o bebê ficará, se atente aos móveis presentes no local e se o espaço é suficiente para que a criança consiga andar com mais liberdade.

Dê suporte físico e emocional

O suporte físico é ótimo para bebês que estão começando a andar e querem desenvolver melhor seu equilíbrio. Dar as duas mãos e segurá-lo antes de cair é uma ótima maneira de estimular a confiança e a força da criança. Se possível, ao estimular o andar do bebê com a mão, alterne entre os lados para que ele melhore o seu equilíbrio.

Outra parte importante é fornecer um suporte emocional para o bebê. Mesmo que as crianças estejam muito novas quando começam a demonstrar os primeiros estímulos para andar, conversar com o pequeno também o ajudará a estar mais confiante. Respeite o tempo do bebê, assim ele aprenderá a andar de forma mais natural e com muita tranquilidade.

Use brinquedos para estimular o bebê a andar

Andar de um lado para o outro parece ser um exercício tedioso para o bebê. A melhor maneira de conseguir estimular a caminhada é adicionando brinquedos mais atrativos, espalhando pelo ambiente esses objetos.

Com os itens em uma certa distância, a criança entenderá que tem uma tarefa para cumprir, trazendo um propósito para que ela ande pelo espaço. Assim que ele entender essa grande brincadeira, estimule a continuar. Dessa forma, além de aprender a andar, ele também estará utilizando suas habilidades motoras para cumprir os pequenos desafios.

Experimente outras texturas

Estimular que o bebê ande em um chão liso é uma boa maneira de começar, mas para que a criança fique mais adaptada aos ambientes, coloque diferentes texturas em seus pés. Pisar na areia, grama e outros pisos com textura é uma ótima maneira de trazer novas experiências e também estimular atividades sensoriais.

Não se compare

Uma dica muito importante é para que você não compare o progresso de caminhada do seu bebê com outras crianças. Cada um tem o seu tempo, respeitar essas diferenças é uma ótima forma de dar mais liberdade ao bebê e ele se sentirá menos ansioso e mais confiante para dar os primeiros passos.

Evite usar andador e calçados

Muitas pessoas querem proteger as crianças e acabam recorrendo a andadores e colocam sandálias ou sapatos nos bebês para que eles comecem a andar. Então, como dica bônus, procure evitar adicionar esses itens na rotina de caminhada das crianças.

Os andadores são itens muito perigosos que acostumam a criança a andar da maneira errada, afetando postura e pisada do pé no chão. Já os calçados podem atrapalhar o processo de aprendizagem e ser o causador de quedas e perda de equilíbrio.

O ideal para estimular os bebês a andar é estar sempre junto da criança em um ambiente espaçoso e seguro, fornecendo mais liberdade e ajudando a criança a criar mais confiança em seus passos.

Gostou desse artigo? Continue em nosso blog e veja outros conteúdos como esse!

Deixe um comentário