Vai trabalhar com as crianças em casa? 7 atividades para fazer com elas!

Pai brincando com filho em casa

Com a pandemia do coronavírus, escolas, creches e escritórios tiveram que suspender as atividades, obrigando muita gente a trabalhar de casa e as crianças a tirarem “férias” forçadas.

O lado bom é que, ficando mais em casa, o tempo de convívio entre pais e filhos aumenta… O que é uma ótima oportunidade para estreitar laços, certo? Porém, também tem chances de os pequenos ficarem entediados e frustrados sem sua rotina normal, então é preciso encontrar formas de entretê-los.

Se você está sem criatividade, que tal conferir a lista de atividades que selecionamos para fazer com as crianças? Inspire-se com as dicas e dê adeus ao tédio durante a quarentena!

1. Chá de bonecas

Chá de bonecas é uma ideia lúdica e divertida para fazer com as crianças em casa! Basta montar uma bela mesa, preparar quitutes gostosos e chamar meninas e meninos para participar da brincadeira!

2. Karaokê

Quem não gosta de soltar a voz e se divertir em um bom karaokê? A gente aposta que os pequenos vão se divertir muito cantando junto com você!

O bom é que nem precisa de muita preparação: é só abrir um vídeo no Youtube ou colocar uma gravação para tocar e pronto, está feito o karaokê. Se você tiver microfones para amplificar a voz, melhor ainda. Seu filho vai se sentir a estrela de um show!

3. Contação de histórias

Que tal aproveitar os momentos introspectivos dentro de casa para ler livros e contar histórias lúdicas para seu filho?

Dê emoção à narração, interprete os personagens e conte detalhes dos cenários para entreter e estimular a imaginação do pequeno.

Ideias para as férias: faça biscoitos com seus filhos!

4. Stop

Se seus filhos já são um pouco maiores e estiverem alfabetizados, uma ótima bricadeira é o Stop. Além de estimular a memória e o vocabulário, é super simples: tudo o que você precisa é de caneta ou lápis, folha de papel e no mínimo três participantes.

5. Caça ao tesouro

Toda criança adora uma eletrizante caça ao tesouro, cheia de pistas enigmáticas para decifrar e objetos escondidos para encontrar. A brincadeira com certeza vai entreter seu filho por bastante tempo!

6. Sessão de fotografia

Explore os cantinhos da casa, da varanda ou do jardim em uma divertida sessão de fotografia com os pequenos. Você pode usar a câmera do celular para captar os detalhes mais interessantes do lar ou até mesmo fazer um book das crianças.

Veja dicas incríveis para tirar fotos em casa!

7. Que tal uma ajuda nas tarefas domésticas?

Por que não envolver a criançada na execução das tarefas domésticas? Assim, você entretém os pequenos enquanto recebe uma ajudinha extra nas atividades da casa. Não é uma má ideia, né?

Algumas tarefas simples com as quais elas podem ajudar são:

  1. Regar as plantas;
  2. Preparar um lanche delicioso;
  3. Organizar livros e brinquedos nas prateleiras;
  4. Colocar roupa suja no cesto;
  5. Estender e recolher roupas no varal;
  6. Arrumar a cama;
  7. Colocar o lixo para fora.

Dicas extra!

Tente conduzir as atividades (inclusive as tarefas domésticas) de um jeito divertido, que façam as crianças se sentirem em momentos lúdicos mesmo.

Não esqueça também de estabelecer horários específicos para participar das brincadeiras, ok? O ideal é preparar um ambiente silencioso e reservado para trabalhar e evitar que a presença das crianças em casa atrapalhe sua produtividade no home office. 😉

Por fim, tenha calma e paciência para lidar com a agitação e as dúvidas dos pequenos. Aproveite nossas dicas para se distrair também e cuide bem da saúde de você e da sua família. Até mais!

Deixe um comentário