5 ideias de brinquedos Montessori

Fonte: Pixabay

Criado inicialmente para um contexto intereducativo, os brinquedos Montessori são utilizados como ferramentas para desenvolver as crianças por meio de métodos sensoriais, linguística e matemáticos sobre a vida e o dia a dia dela.

A partir dos meios práticos, a criança desenvolve um canal direto com a memória ao utilizar suas mãos para interagir com esses brinquedos. Mas quais são as melhores opções desse método?

Para ajudar você a responder essa questão, nós, da Bestplay, fizemos um conteúdo com cinco ideais de brinquedos Montessori para você aplicá-los em sala de aula ou até mesmo em casa! Veja as opções.

1 – Brinquedos sensoriais

Esses brinquedos são muito usados para desenvolver os sentidos dos pequenos. Para aumentar a capacidade e a habilidade de usar seus sensores (visão, olfato, audição, tato e paladar), as crianças podem se divertir com quebra-cabeça geométricos. Coloridos e intuitivos, e devem usar esse brinquedo para interagir com todos os seus sentidos.

2 – Brinquedos matemáticos

Jogos de mesa, ábaco, cartões numéricos são algumas da opções de brinquedos Montessori para as crianças se acostumarem com os números desde cedo. Se aplicados da maneira correta, esses brinquedos facilitam o desenvolvimento matemático deles!

3 – Brinquedos de educação geométrica

O uso do globo terrestre na educação é uma prática comum nas escolas. Contudo, o uso do globo na educação infantil e elementar deve ser feita para introduzir não apenas questões geométricas, mas também usado para contar histórias, fazer arte e até mostrar botânica para os pequenos!

4 – Brinquedos da vida prática

Essa categoria não está relacionada somente a brinquedos, mas sim, a atividades desenvolvidas durante a rotina diária da criança: se vestir, se organizar, regar plantas podem ser opções bem divertidas para os pequenos aprenderem a ter autonomia e a desenvolver capacidade físicas e mentais desde pequeno.

5 – Brinquedos de linguagem

Desde leituras lúdicas até matérias com escritas, os brinquedos Montessori de ensino da linguagem são perfeitos para introduzir a criançada no mundo das letras. Além de aproximá-los dessa atividade, esses brinquedos podem criar a capacidade de interpretação do que está na frente deles!

Agora que você já sabe as cinco ideias de brinquedos Montessori para aplicar em casa ou dentro da sala de aula, não deixe de auxiliar os pequenos a realizar todas essas atividades! Com você por perto, eles terão mais sucesso em suas brincadeiras!

Onde os pequenos devem brincar é uma questão muito perguntada pelos pais e educadores. Uma opção é utilizar o chão revestido de uma grama sintética. Assim, ela pode escolher com o que quer brincar e usá-lo em um lugar confortável, sem perigos para elas!

Outra dica que nós, da Bestplay, damos para você é: não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como escolher os melhores brinquedos para educação infantil, assim, a educação dos pequenos ficará completa! Não esqueça de comentar o que achou do nosso texto! Até mais!

Deixe um comentário