Piso para playground externo

Piso para Playground Externo

As brincadeiras são uma parte fundamental da vida das crianças. Por isso que, cada vez mais, escolinhas, condomínios, shoppings e praças investem em parquinhos infantis. Mas, tão importante quanto se ter um espaço assim, é ter o cuidado de escolher um piso adequado, que amorteça quedas e não seja derrapante.

Separamos algumas opções e dicas a serem consideradas na hora de escolher o piso para playground externo.

Como escolher o piso para playground externo?

A mais recente norma da ABNT sobre playgrounds dá algumas dicas em relação ao piso do parquinho. Segundo a NBR 16071, o chão deve ser totalmente horizontal, sem desníveis ou saliências. Além disso, a norma também atenta para a importância de um piso que amorteça impactos, tão comuns nas brincadeiras das crianças. Confira as opções sugeridas pela norma:

Piso de Areia para Playground Externo:

Playground externo com piso de areia

Materiais como areia são uma das opções sugeridas. Segundo a norma, ela ajuda a amortecer impactos desde que tenha uma camada de 30 cm de altura. Porém, esse tipo de material exige bastante manutenção e é necessária a sua reposição de tempos em tempos. Além disso, exige muita atenção à higiene, pois pode vir a servir “de banheiro” para animais.

Piso de Grama Natural para Playground Externo:

Playground externo com piso de grama natural

Apesar de contar com uma boa absorção de impactos, a grama natural também exige cuidados constantes, como irrigação e poda periódicas. Além disso, não é muito higiênica, podendo servir de sanitários para os pets e conter impurezas em seu solo. É preciso ficar super atento com esses dejetos, pois podem causar doenças nas crianças.

Piso de Grama Sintética para Playground Externo:

Playground externo com piso de grama sintética

A grama sintética também conta com boa absorção de impactos, ainda mais se instalada sobre um Amortecedor de Impacto. Ao contrário da grama natural, a sintética não exige manutenção constante e ainda é mais higiênica: não retém sujeira e evita a proliferação de fungos e bactérias. A grama sintética também não queima no sol e tem alta durabilidade. Além disso, é antiderrapante e macia ao toque.

Piso Emborrachado para Playground Externo:

Playground externo com piso emborrachado

Outra opção sugerida pela norma são os pisos emborrachados. Esse tipo de material também costuma ser ótimo na absorção de impactos, além de ser antiderrapante, higiênico e de fácil limpeza. Outro fator de destaque nesse piso para playground externo é o conforto, pois além de ser macio ao toque, é também um ótimo isolante térmico.

2 Comentários
  1. Boa Tarde
    Estamos por reformar nosso playground (area externa) e eventualmente nossa brinquedoteca e gostariamos de receber sugestoes e proposta para o piso dessas areas.
    Temos desenho dimensional.
    Estamos em Moema – SP

    Sds

  2. Atendem no RS em Gravataí?

Deixe um comentário