Playground com materiais recicláveis: como montar o seu

Pneu usado como balanço

Contar com um playground em casa, no seu negócio ou até em uma praça perto da sua casa é perfeito para deixar as crianças brincarem, se distraírem e se desenvolverem tanto fisicamente quanto socialmente.

Assim, há diversas maneiras de montar esse espaço para os pequenos, inclusive com a chance de criar um playground com materiais recicláveis.

Para isso, nós mostraremos alguns materiais que podem ser muito bem utilizados para montar o espaço para as crianças, de forma segura, e que garanta a diversão dos pequenos!

Playground com pneus

Os pneus que são jogados fora incorretamente poluem muito o meio ambiente. Ainda, por conta do seu formato, podem acumular água parada e ser ponto de foco de mosquitos que transmitem a dengue e outras doenças.

Para reverter e evitar situações assim, você pode aproveitar os pneus para diversas funções, como na decoração, ou para construir os brinquedos do seu playground. Por possuir um material muito resistente, ele é ideal para a criação destes brinquedos, prezando pela segurança e diversão dos pequenos.

Com os pneus você poderá criar:

  • balanços;
  • gangorras;
  • caixas de areia;
  • túneis;
  • paredes de escalada.

Você pode encontrar esses pneus para serem reciclados em borracharias, oficinas mecânicas e até ferros-velhos.

Ideias com canos de PVC

Um material barato, se você quiser comprar ou reciclar de um lugar que não será mais utilizado, os canos de PVC são muito resistentes e ótimos para montar diversos brinquedos. Algumas opções que podem ser criadas com esse material são:

  • casinhas e cabanas de playground;
  • estrutura para uma piscina de bolinhas;
  • túneis.

Além dos brinquedos, os canos de PVC também pode ser ótimos para ajudar na organização, possibilitando criar estantes, por exemplo, para guardar os objetos do pequenos.

Latas e garrafas pets

Outros dois objetos que podem ser muito bem utilizados para criar brinquedos e brincadeiras para o seu playground com materiais recicláveis são as latas e garrafas pets.

Mas é preciso ficar atento ao tipo de latinhas que você vai usar, optando preferencialmente pelas de leite e chocolate em pó, que além de serem maiores, são mais resistentes, e evitam acidentes durante as brincadeiras.

Já as garrafas pets podem ser usadas de diferentes tamanhos e formatos, criando diversos brinquedos que podem ser utilizados no playground e até dentro em casa. Entre os brinquedos que podemos criar com esses materiais estão:

  • Pés de lata, deixando os pequenos mais altos;
  • Vai-e-vem com cordas de varal e garrafas pets;
  • Pinos de boliche de garrafas com areia;
  • Bilboquê de garrafa.

Playground com materiais recicláveis e novos

Você também pode fazer uma junção de brinquedos com materiais recicláveis e outros que podem ser comprados prontos, feitos para playgrounds mesmo. Assim, as crianças terão mais opções para se divertirem!

Aqui no blog, nós trouxemos várias dicas de como montar um playground em condomínios ou creches. Todas as dicas você pode usar para montar o seu em qualquer espaço, inclusive no quintal da sua casa!

Uma última dica: se a ideia é praticidade, veja as dicas sobre playground de plástico, uma boa opção para qualquer espaço, pois há uma enorme variedade de tamanhos para os brinquedos.

Deixe um comentário