Playground para condomínios com espaço reduzido

Playground para condomínios

Mesmo contanto com um espaço compacto, um condomínio pode ainda assim oferecer opções de lazer e interação social para os filhos dos condôminos – só é preciso saber aproveitar a área e escolher os brinquedos certos.

Playground para condomínios

Confira dicas e cuidados para a hora de montar um playground para condomínios com espaço reduzido!

Pense em quem vai utilizar o playground

Planejamento é fundamental. Portanto, antes mesmo de decidir quais brinquedos adquirir (mais abaixo nós apontamos algumas dicas), é preciso saber qual a faixa etária média das crianças que usarão o playground.

De regra geral, o indicado é tentar ser o mais democrático possível, utilizando o espaço – e escolhendo brinquedos – de maneira que crianças de diversas idades possam se divertir.

No entanto, se o seu condomínio possui uma predominância de crianças mais novas, vale a pena investir em brinquedos voltados para essa faixa etária – além de equipar o espaço e os próprios itens do playground para que sejam seguros.
Já no caso de crianças na faixa dos 5 a 10 anos de idade, a melhor maneira de aproveitar o ambiente é optar por brinquedos que permitem que a garotada brinque de forma coletiva e deixem espaço livre para se movimentar, correr e brincar.

Aproveite o máximo de cada espaço

Já que a área do playground será mais reduzida, é preciso saber aproveitar estrategicamente cada cantinho e brinquedo instalado. Ou seja, já que não é possível contar com uma grande quantidade de brinquedos, o melhor é que eles sejam multifuncionais e, idealmente, devem ser utilizados por mais de uma criança simultaneamente. Aqui uma boa opção é escolher aqueles modelos mais compactos, como os brinquedos de uma torre.

brinquedos para condomínio

Dessa maneira você evita que o ambiente fique “atravancado” com muitos brinquedos, o que dificulta a diversão das crianças, e tem maior custo benefício ao comprar brinquedos multifuncionais e ainda incentiva a interação social da garotada.

Normas de segurança

Um cuidado fundamental que é preciso se ter na hora de planejar e montar um playground é com as normas de segurança. Todo playground infantil deve seguir as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). Ela exige que todos os brinquedos possuam cantos arredondados, que as plataformas tenham proteção e os escorregadores sejam feitos de polietileno – material que não queima a pele.

Além disso, o piso também deve seguir um padrão: ser feito de material antiderrapante e ter alguma propriedade que absorva impactos, evitando que as crianças se machuquem. Uma ótima opção que atende a todos esses requisitos e ainda é fácil de instalar e tem um visual colorido e alegre são as placas de EVA e a grama sintética para playground.

Dicas de brinquedos para o playground do condomínio

Agora que você já sabe o que considerar na hora de planejar o ambiente do playground, só resta escolher aqueles brinquedos que garantirão diversão, segurança – e também um aproveitamento eficiente do espaço disponível. Confira algumas dicas abaixo:

Gira-gira

O gira-gira é um brinquedo que agrada principalmente as crianças menores e não ocupa muito espaço. Além disso, possibilita que a garotada brinque em conjunto, o que traz ainda mais diversão e interação social. A dica é optar por aqueles modelos que além de serem compactos, também possuam um design diferenciado e colorido, que chame a atenção dos pequenos.

Gira-gira

Escorregadores

Mesmo em um playground para condomínios com um espaço mais reduzido é possível sim contar com esse brinquedo que é um dos favoritos da criançada. O escorregador é tão simples quanto divertido, e apesar de ser um daqueles brinquedos em que as crianças brincam sozinhas, vale a pena investir em um modelo para o playground pois também é muito versátil. Opte por um escorregador pequeno, que é mais compacto.

escorregador para condomínio

Playground de plástico

Para quem pode investir um pouco mais e não quer comprar os brinquedos separados, uma opção prática e eficiente é adquirir um módulo de playground de plástico. Com um ou dois você garante material suficiente para divertir a garotada e também aproveita o espaço – já que muitos são verticais. Um exemplo é o módulo com centro de atividades com piscina de bolinhas, que une escalada, escorregador e piscina de bolinha.

Playground de plástico

2 Comentários
  1. Boa tarde
    Trabalho na empresa Circulo Militar de Campinas e gostaríamos de trocar nosso play grund por um com brinquedos de plastico e madeira, se possivel enviar um catalogo com os preços dos produtos e o contato com um vendedor.

    Obrigado

    • Olá, Gabriel!

      O senhor conseguirá ter acesso a toda a linha de playgrounds de todos os fabricantes que trabalhamos diretamente em nossa loja online, http://www.bestplay.com.br.
      Tanto é possível realizar a compra diretamente pelo site, como também é possível entrar em contato em um dos números de nossa central de atendimento para realizar pedidos ou esclarecer dúvidas.

      Qualquer nova dúvida estamos a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Bestplay

Deixe um comentário