Como escolher um playground para creche

Playground para creche

Você sabe qual o playground adequado para uma creche? Apesar das outras atividades importantes e interessantes para a educação dos bebês em uma creche, um dos maiores atrativos para as crianças pequenas é o playground.

Mas, por elas ainda serem pequenas, alguns cuidados são importantes para escolher o melhor playground para creche. Entenda quais são os requisitos mais importantes para garantir segurança e diversão!

Segurança na creche

O ambiente da creche ou escola infantil precisa ser um lugar onde os pais se sintam seguros para deixar seus filhos. Os responsáveis da criança contam com a responsabilidade e cuidado dos professores e tutores.

É por isso que é tão importante prestar atenção nos detalhes. Nem sempre um problema do brinquedo vai estar aparente, mas fazendo o monitoramento detalhado é possível prevenir acidentes e garantir a segurança.

Como garantir a segurança?

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e é instituição responsável por garante a segurança dos produtos. Inclusive, através da instalação, manutenção e vistoria dos brinquedos do playground.

Essa vistoria garante alguns detalhes importantes como:

  • não deixar parafusos soltos;
  • manter os fechos dos brinquedos bem apertados;
  • garantir que as peças estejam lubrificadas e soldadas;
  • verificar se o piso está nivelado e pronto para amortecimento de impactos;
  • as peças de plástico não podem apresentar rachadura.

Playgrounds mais indicados para creche

Confira algumas dicas que podem ajudar você a escolher o playground mais indicado para crianças pequenas:

Para locais muitos quentes, o ideal é escolher um tipo de material que não absorva o calor e tenha rápido resfriamento. Os brinquedos de metal e ferro, por exemplo, ficam muito quentes ao sol e apresentam risco de queimadura e machucados;

É preciso garantir que o brinquedo seja projetado de forma que a água da chuva escorra. Assim, é mais garantido que não acumule água. Isso porque esse acúmulo pode acabar ocasionando acidentes e escorregões;

É obrigatório que tenha sempre um adulto monitorando o playground, especialmente quando são crianças de zero a três anos, mesmo que todos os fatores de segurança da ABNT estejam sendo cumpridos;

Determine alguém para ser o responsável por verificar detalhadamente as condições de cada brinquedo para manter o padrão de qualidade. Isso pode ser feito diária ou semanalmente;

Falando do melhor material, o playground de plástico é a opção mais moderna do mercado e o mais indicado para creches.

É o material ideal para bebês e crianças pequenas brincarem. Principalmente por ter uma superfície lisa e porque não suporta muito peso.

Ah, vale lembrar que o playground de plástico é recomendado para ambientes fechados, para que não haja peso excessivo e também não pegue muito sol, ok?

Leia também: Qual playground é mais seguro para crianças pequenas?

A Best Play é a maior loja de brinquedos para playground do Brasil e tem diversas opções para você montar um playground seguro e divertido na sua creche. Vale a pena conferir!

Deixe um comentário