Quando o segundo filho nasce, é comum que o caçula e o primogênito passem a compartilhar o quarto. Afinal, nem sempre a casa da família dispõe de cômodos diferentes para acomodar as crianças.
Assim, o maior desafio aparece na hora de planejar o cômodo: muitos pais sentem dificuldade em decorar o quarto de modo que agrade irmãos com personalidades ou idades diferentes.
Por isso, o objetivo deste artigo é trazer ideias para te ajudar a montar um cantinho versátil para seus filhos. Inspire-se e aproveite!
1. Decoração neutra
Quartos decorados com temas infantis são um encanto — mas se os irmãos compartilham o espaço, pode não ser uma boa ideia.
Isso porque cada criança tem gostos e preferências pessoais, que podem variar conforme a personalidade e a idade. Por exemplo, seu filho de 5 anos pode adorar um quarto com a temática da Peppa Pig, mas provavelmente não vai agradar o de 12.
Então, a dica é priorizar as cores e móveis neutros. Se você quer dar um toque lúdico, aposte em quadros, bonecos e bichos de pelúcia com os temas que os pequenos gostam (ou até um papel de parede, já que dá para retirar facilmente).
2. Beliche é uma boa pedida
As beliches são sempre uma boa aposta para quartos compartilhados entre irmãos: elas economizam o espaço de uma segunda cama e ainda podem virar um móvel lúdico.
Muitas crianças gostam de dormir no alto e também adoram brincar de cabana na parte debaixo da beliche. Beliches com elementos lúdicos, como um escorregador ou uma casinha, são ainda mais divertidas!
A dica é reservar a cama de baixo para o mais novo dormir, e a de cima, para o mais velho — contando sempre com um suporte de proteção para garantir a segurança de ambos.
3. Divisórias e cores diferentes
Se seus filhos já estão em na fase de prezar a individualidade e têm gostos muito diferentes, que tal “dividir” o quarto e criar espaços mais reservados?
Você pode fazer isso simplesmente pintando a parede em cores diferentes, por exemplo: azul com temas esportivos em um lado, verde com temática de animais no outro.
Outra ideia é usar divisórias físicas para separar o cantinho de cada irmão. Dá para usar tecido, cortina de contas pendurada no teto ou até painéis divisórios articulados. Essa solução ajuda na privacidade e individualidade das crianças que precisam compartilhar o quarto!
4. Estantes e armários
Um dos grandes desafios de montar um quarto compartilhado para irmãos com idades diferentes é arranjar espaço para organizar brinquedos, roupas e todos os seus pertences.
Por isso, a dica é abusar de estantes, armários e cabideiros verticais (que ocupam menos da área do quarto). Adicione também organizadores, nichos e unidades de prateleira e veja seu espaço ampliar significativamente.
Outra sugestão útil é instalar as estantes e armários em alturas diferentes, de acordo com a idade das crianças, para que o pequeno não tenha alcance às coisas do maior.
Viu como é possível montar um quarto bacana para irmãos com idades diferentes? É só aproveitar nossas dicas e abusar da criatividade. Bom trabalho! 😉
Tem outras ideias de decoração e móveis para quarto de criança? Não esqueça de compartilhar com a gente!
Deixe um comentário