Tipo de areia para playground

Areia para playground

Nada mais clássico do que um playground com tanque de areia, não é? A areia é ótima para o desenvolvimento criativo e motor das crianças, já que permite desde a construção de castelos até mesmo soltar a imaginação, criando desenhos no chão. Enfim, são muitas as brincadeiras possíveis!

Além do lado de desenvolvimento, a areia pode ser uma grande aliada na segurança da criançada, por ser ótima na absorção de impactos. Ainda assim, muitos pais e educadores se preocupam com a ingestão do material por parte dos pequenos, se perguntando se há algum risco. Mas tudo depende do tipo de areia para playground selecionada e também de cuidados importantes a serem tomados.

Confira mais informações!

A areia certa para playground

A areia para playground, diferente dos demais tipos de areias, deve ser a tratada. O diferencial dela é que ela é feita à base de sílica, recebendo um tratamento especial através do processo de queima. Ela, então, é totalmente antialérgica, atóxica e não desbota (importante para o caso das areias pigmentadas).

Esse tipo de areia é encontrado não só na cor “natural” como em diversas outras cores, já que também pode passar por pigmentação.

O tamanho do grão também é importante, já que grãos muito finos podem ser aspirados com mais facilidade. Então, o ideal é selecionar uma areia com granulometria mais grossa, uma areia média. Segundo ABNT — NBR 6502/95, a areia média é aquela que tem entre 0,2 e 0,6 mm.

Gangorra de madeira em parquinho com piso de areia

Cuidados essenciais para segurança e saúde

Como já dito aqui, além de escolher a areia ideal, é importante tomar uma série de cuidados. Confira abaixo algumas práticas indispensáveis para manter a segurança e a saúde das crianças:

Segurança

A norma 14350, parte 2, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), define que o playground deve ter um livro de inspeção e inspeções diárias a mensais. Tudo para definir que esteja adequada para o uso nas brincadeiras.

👉 Compre playground seguros!

Além disso, para absorção de impactos efetiva, deve-se ter um tanque de areia com altura de 30 cm, no mínimo. Isso não garante que não aconteça lesões, mas previne algo mais sério em caso de quedas, o que costuma ser cotidiano nas brincadeiras dos pequenos.

Higiene e Saúde

Não é raro os casos de areia contaminada por bactérias de fezes de gato ou ainda outras. Mas, é importante destacar que não é um risco específico da areia de playground, muito pelo contrário: em praças públicas e na própria praia há esse risco e ainda maior.

Bastam algumas medidas para garantir a qualidade da areia e evitar a contaminação, sendo elas:

  • garantir que o tanque de areia conte com um sistema de drenagem para impedir que o material fique excessivamente úmido e até empoçado, principalmente em dias de chuva;
  • fazer ou colocar (no caso dos tanques de areia de plástico) o tanque em um espaço bem ventilado e ensolarado;

Crianças brincando na areia

  • durante a noite e em momentos de desuso, cobrir o tanque com lona ou mesmo algum plástico, caso seja resistente contra intempéries;
  • revolver (mexer) a areia, do fundo do tanque para a superfície, com certa frequência;
  • colocar proteção ao redor do tanque — como telas, por exemplo — para evitar o acesso de animais e até de crianças muito pequenas que ainda não tenham idade adequada para lidar com o material.

Pronto! Agora você já sabe os cuidados tanto na hora de escolher o tipo ideal de areia para o playground das crianças quanto para manter o material em bom estado e bem higienizado, garantindo a segurança e a saúde dos pequenos.

6 Comentários
  1. Onde encontro a areia tratada para colocar na minha caixa de areia?

  2. Boa tarde! Onde compro essa areia? Moro em Salvador e estou com dificuldade de encontrar. Grata!

  3. Onde comprou areia tratada em Campinas?

  4. quero cotar esse produto para um parque grande em Itapecerica da Serra – SP, vocês podem me indicar parceiros?

  5. Onde compro esta areia tratada sou de santa barbara do Oeste

  6. Onde encontro essa areia?
    Preciso para minha escola.
    Moro em Salto SP

Deixe um comentário