Atividades para crianças de 10 anos

Crianças brincando
Crianças brincando

Fonte: Playworld

Quem tem crianças na faixa dos dez anos em casa sabe que essa época pode ser um pouco difícil. Isso porque eles estão na transição entre a infância e a adolescência, e já não querem mais brincar e fazer as mesmas atividades de antes. Além disso, nessa idade já descobriram a Internet e os videogames e, se deixar, passam horas e mais horas conectados.

Sim, essas tecnologias têm seus benefícios, mas existem várias outras atividades que são fundamentais para o desenvolvimento saudável dos nossos pequenos. Afinal, criança tem mesmo é que brincar! Pensando nisso, separamos algumas dicas de atividades para crianças de dez anos para você experimentar com os seus filhos. Confira!

Esportes

Futebol, vôlei, handebol, basquete, natação… São várias as opções de esportes que as crianças de dez anos podem praticar. Mais do que uma forma de exercitar o corpo, essas atividades são muito importantes para o aprendizado infantil. Afinal, no esporte eles têm que aprender a trabalhar em equipes, obedecer regras e, de quebra, ainda desenvolvem melhor suas capacidades motoras.

O mais legal é que eles podem praticar esportes tanto com os amiguinhos aos fins de semana como também em escolinhas, que têm profissionais especializados para trabalhar com os pequenos!

Meninas jogando futebol

Fonte: susieq3c / Visual Hunt

Andar de bicicleta

Ta aí uma atividade que ultrapassa gerações e que rende grandes recordações para a vida toda. Quem não lembra de alguma aventura em cima da sua bike? Por isso, andar de bicicleta pode ser uma atividade que o seu filho vai adorar fazer!

Além de ser muito divertido, pedalar também desenvolve várias habilidades importantes para as crianças, ajudando-as a ter mais equilíbrio, coordenação e resistência. Sem contar que é uma ótima atividade para vocês praticarem juntos!

Veja também pode se interessar por brincadeiras ao ar livre para crianças de 6 anos!

Jogos de mesa

Nessa idade, as crianças já estão desenvolvendo um lado mais estratégico e adoram desafios de lógica. Por isso, uma dica para mantê-los entretidos e, ao mesmo tempo, exercitarem o corpo e a mente, é investir nos jogos de mesa!

Uma ideia legal é montar uma sala de jogos em casa, com várias opções de atividades. Você pode oferecer desde aqueles jogos mais clássicos de tabuleiro, como xadrez, damas, Imagem & Ação, como também jogos de mesa mais divertidos e que agradam a todas as idades, como pebolim e hóquei de mesa. A diversão é garantida!

Mesas de pebolim e air hockey

Brincadeiras criativas

Aos dez anos, começa a fase em que as crianças adoram experimentar, questionar e aprender coisas novas. Por isso, é uma época legal para incentivar o raciocínio e as atividades manuais, como montar algo com as próprias mãos, aprender truques de mágica ou então fazer um experimento científico.

Brincadeiras que misturam lógica e ação, como detetive e caça ao tesouro, também são boas pedidas!

Playground

E, claro, não há lugar melhor para o seu pequeno correr, pular, exercitar a imaginação e socializar com outras crianças do que o playground. Tanto em espaços públicos como no condomínio, o parquinho é um lugar onde as crianças podem fazer o que fazem de melhor: brincar e se divertir. Melhor ainda quando é com segurança!

Para quem tem mais de uma criança em casa e conta com bastante espaço, uma dica legal é criar um parquinho no quintal de casa. Assim, você garante que os seus filhos se divirtam de forma segura no conforto do lar – e ainda podem convidar os amiguinhos!

Crianças brincando no gira gira

Fonte: Guilherme Jófili / Visual Hunt

Viu só como é fácil organizar atividades para crianças de dez anos? Com essas dicas, diversão é o que não vai faltar no dia a dia do seu filho! Aqui, no blog da BestPlay, temos várias outras dicas para ajudar você a montar espaços de brincadeira para crianças de todas as idades. Acesse e confira!

Deixe um comentário