6 brincadeiras de quintal para diversão em família!

Este artigo traz seis sugestões de brincadeiras para recreação no quintal em família!

Em uma rotina cada vez mais dominada por telas e encontros virtuais, que tal ficar juntinho da família e aproveitar algumas brincadeiras de quintal para atestar todos os privilégios dessa iniciativa?

Brincar com as crianças é essencial para o fortalecimento da afetividade e estímulos físicos, cognitivos e sensoriais. Tanto os adultos, como as crianças, podem se beneficiar e adquirir mais vínculos entre si, além de construir relações de confiança e, claro, muita felicidade.

Confira abaixo algumas ideias de brincadeira infantil que vão alegrar o seu quintal. Boa leitura!

Benefícios das brincadeiras de quintal antigas  

O aproveitamento dos espaços externos e quintais faz bem demais para a saúde dos pequenos! Esse comportamento era bem mais comum antigamente e a chegada da internet trouxe também a perda do encanto e desejo por essas ocasiões. 

Reunir a família para compartilhar vivências sociais é muito recomendável para a formação pessoal da criança e traz a certeza de que no futuro ela se lembrará e carregará diversos atributos positivos. 

Muito além da diversão em si, podemos citar outros pontos relevantes:

  • sensação de pertencimento;
  • acolhimento por reforço positivo;
  • fortalecimento das amizades;
  • incentivo às potencialidades individuais;
  • respeito e boa desenvoltura social;
  • abertura à criatividade e imaginação.  

E o melhor: não precisa gastar muito! Utilize coisas que provavelmente já estão na casa, e basta arranjar um espacinho e chamar a molecada para alguma destas brincadeiras de quintal: 

Confira 6 brincadeiras de quintal!

Acertar o alvo

Os alvos podem ser latinhas, caixas, baldes, potes, balões, garrafas ou simplesmente um desenho no muro. Valem pontos e a rodada é ganha por quem acertar mais. A proposta desafia a pontaria e a consciência corporal durante o arremesso de bolinhas, dardos, argolas ou outros elementos disponíveis no local.  

Guerrinha de balão d’água

No calor, nada melhor que reunir a galerinha no quintal para se refrescar, certo? Pode ser um duelo ou uma oportunidade para mais participantes interagirem e criarem dinâmicas umas com as outras. É só encher várias bexigas com água, separar as equipes de adversários e dar início à disputa. Utilizar pistolas de água tornará tudo ainda mais divertido! 

Bolinhas de sabão

O responsável por monitorar a brincadeira oferece um canudo para ser mergulhado no preparo de água e sabão. As crianças sopram para formar bolhas e acompanhá-las por onde o vento as levar. Sempre ficam muito entusiasmadas e curiosas para produzir bolhas cada vez maiores e resistentes. 

Corrida de obstáculos

Essa brincadeira é muito interessante para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Os responsáveis podem usar a criatividade para montar um circuito pelo chão do espaço e explorar diversos elementos, como:

  • bambolês;
  • escada deitada na horizontal;
  • pedaços de madeira ou cabos de vassoura;
  • giz para quadro negro (se houver área cimentada);
  • barbantes, cordas e espaguete de piscina (boia flutuadora). 

Dança da cadeira

A dança da cadeira é uma brincadeira de quintal antiga e muito conhecida, onde os participantes precisam se sentar quando a música para de tocar. É preciso ter agilidade, já que em cada rodada alguém estará de pé e será eliminado. Atenção para evitar colisões!

Escorregar na lona com água e sabão

Só precisa de uma lona para forrar a superfície do local escolhido, de preferência com algum declive para dar mais emoção. Um pouquinho de sabão neutro na água ajuda na hora de deslizar e uma mangueira ou balde com água podem ajudar a manter a área fresquinha. É só se jogar!

Com certeza alguma dessas sugestões já fez parte do seu repertório de brincadeiras de quintal. Se ainda não, a hora é essa! Tais ocasiões valiosas são um presente para desenvolver e conhecer ainda melhor as crianças que enchem a vida de alegria.  

Conheça mais brincadeiras no nosso blog da BestPlay e garanta a diversão da criançada!

Deixe um comentário