Principais benefícios das brincadeiras de grupo para as crianças

As brincadeiras em grupo são ótimas para crianças, por isso, saiba aqui quais as melhores atividades!

As crianças adoram se divertir através de brincadeiras e com muita imaginação. Essas atividades são ótimas para o desenvolvimento infantil e, quando feitas em grupo, trazem ainda mais vantagens para os pequenos!

Confira agora esse conteúdo, feito para te mostrar os maiores benefícios de brincadeiras em grupo e indicar as melhores atividades para a criançada. Acompanhe nosso artigo exclusivo e boa leitura!

4 motivos para estimular as brincadeiras em grupo entre as crianças

Quem tem criança em casa, sabe que elas adoram brincadeiras. Seja sozinhas ou em grupo, é nesse momento que os pequenos têm a oportunidade de estimular diversos tipos de habilidades, sentimentos e ainda manter a saúde em dia.

Conheça as principais razões para fazer com o que o seu filho brinque com outras crianças:

Estimulam as habilidades sociais

Um dos grandes desafios da infância é fazer amigos. Entretanto, algumas crianças são mais envergonhadas que outras, por isso, as brincadeiras em grupo são ótimas para promover a interação entre os pequenos.

Assim, depois de se acostumam a se relacionar com outras crianças, fica muito mais fácil dos pequenos cultivarem amizades. Isso pode trazer mais afetividade para as relações e diminuir a timidez entre elas.

Ajudam a exercer a criatividade

A criatividade é uma das habilidades que mais estimulamos durante a infância. Graças a ela, conseguimos criar novas brincadeiras, inventar histórias e se divertir com a imaginação. Ao brincar com outras crianças, o seu filho pode exercer ainda mais a sua criatividade, com ajuda dos amiguinhos.

Ótimas forma de construir a autoconfiança

Dentro de casa, a criança começa a desenvolver sua inteligência emocional, se baseando na rotina dos seus pais ou responsáveis. Ao sair de casa e dessa rotina para brincar em grupo com outras crianças, o sentimento de segurança vai dando espaço para a sensação de liberdade, isso ajuda os pequenos a criarem sua independência desde cedo.

Promovem a atividade física

Quando uma criança brinca em grupo, ela fica mais ativa. Com o incentivo dos outros coleguinhas, elas se movimentam mais e exercem a sua coordenação motora de uma forma natural. Isso ajuda a manter a saúde, além de deixar a brincadeira muito mais divertida!

Melhores brincadeiras coletivas

Como deu para perceber, as brincadeiras coletivas são ótimas para as crianças em diversos aspectos. Para te ajudar a promover os melhores momentos de diversão para o seu pequeno, separamos algumas brincadeiras perfeitas para serem feitas em grupos. Confira:

Pega-pega

Muito conhecida entre as crianças e os adultos, o pega-pega é uma brincadeira simples e muito divertida. Sem necessidade de materiais e podendo reunir crianças das mais diversas idades, essa atividade só exige tempo e disposição.

O pega-pega consiste em fazer os pequenos correrem do ‘pegador’ e, caso ele pegue alguém, ambos trocam de papel. Assim, as crianças estimulam seu senso de direção, agilidade e raciocínio.

Esportes

Optar por esportes é uma excelente maneira dos pais promoverem uma brincadeira em grupo, incentivando as crianças a se exercitar. Além disso, toda a família pode participar e as melhores opções de esporte infantil são:

Brinquedos de playground

Além das brincadeiras mais tradicionais, o seu filho e os amiguinhos podem se divertir muito em playgrounds. Isso porque alguns brinquedos precisam ser aproveitados em dupla ou com mais membros. Os principais deles são:

  • gangorra, precisando de duas crianças;
  • balanço, ideal para uma criança ficar sentada e a outra empurrar;
  • gira-gira, esse brinquedo pode ser aproveitado por mais de duas crianças, dependendo unicamente do tamanho.

Agora que você já sabe quais as melhores brincadeiras em grupo, continue no blog da Bestplay e confira outras dicas para a diversão da criançada!

Deixe um comentário