Como ensinar tabuada para crianças de um jeito divertido?

Menino lendo um livro de tabuada.
Menino lendo um livro de tabuada.

Fonte: Pixabay

Matemática sempre foi uma matéria mais difícil na escola para a maioria dos alunos mas com a sua ajuda este não precisa ser o martírio do seu pequeno – ou então, aquele dia em que ele vai para a escola todo zangado porque tem esta aula na grade curricular. Existem maneira de tornar os números atrativos e neste artigo ensinamos para você alguns truques importantes para criar um craque em matemática.

Se o seu filho já está na idade escolar e você precisa ajudá-lo nas lições de casa ou ainda se você é o professor em sala de aula, este post lhe será super útil!

A Bestplay criou um jeito super divertido e dinâmico de que vai resolver a dúvida de como ensinar tabuada para as crianças. Ficou interessado? Continue lendo para mais informações.

Como aprender a tabuada de multiplicar por 9

Brincadeira voltada para crianças a partir dos 7 anos. Ela é focada para os pequenos que estejam cursando o ensino fundamental e que começaram a estudar a tabuada do 9. Pegue lápis e papel para anotar as dicas!

  • Passo 1: Escreva em uma folha de papel, na vertical, a sequência de números de um a nove. Cada número precisa ficar em uma linha, ok? [0,1,2,3,4,5,6,7,8,9]
  • Passo 2: Ao lado dos números escritos, também na vertical, escreva a mesma sequência de números só que ao contrário. [9,8,7,6,5,4,3,2,1,0]
  • Passo 3: Pronto! A tabuada do 9 está completa! Muito fácil, né?

Tabela pitagórica para aprender as multiplicações básicas

Aqui nesse “macete” será preciso imprimir ou reproduzir em um desenho a imagem do quadro abaixo com régua e lápis, ok? Usando a tabela pitagórica você consegue mostrar para as crianças os resultados das multiplicações básicas e as relações de proporcionalidade envolvidas. Esta é uma forma diferente de mostrar como os números podem ser incríveis!

Tabela pitagórica vazia.

[Tabela para preencher | Fonte: SóEscola]

Tabela pitagórica completa.

[Tabela preenchida | Fonte: SóEscola]

Tabuada Cantada

Sua turma adora música? Pois saiba que também é possível aprender a tabuada com a ajuda de belas canções. Você pode até se inspirar nos vídeos abaixo e fazer uma letra rimada para ensinar a tabuada para os seus alunos ou para seus filhos.
Confira duas músicas bem legais nos vídeos abaixo!

Estourando balões

Mais uma maneira de ensinar a tabuada de forma divertida e diferente é estourando balões. Sim, isso mesmo! Nesta atividade, você deve providenciar balões com cores diferentes para cada equipe de crianças.

Em seguida, coloque em cada balão um pedaço de papel escrito com um exemplo de operação matemática. Na brincadeira, cada aluno vai pegar dois balões, com duas rodadas de jogo. Dependendo do número de alunos presentes a quantidade de balões pode ser maior. Lembre-se que as equipes devem ser dividas em fila:

  • Primeiro, distribua os balões aos primeiros alunos de cada fila. Ao seu sinal, os alunos precisarão encher os balões com o ar da boca até estourá-los.
  • Quando conseguir estourar o balão, o aluno vai pegar o papel e ler a operação. Ganha o ponto quem acertar em primeiro lugar, claro. O jogo acaba quando uma das equipes participantes fizer o maior número de pontos.

Quer mais ideias de como ensinar tabuada para crianças de uma maneira bem legal? Dá uma olhada neste super Kit Matemática e no Kit Matemática Econômico. São duas ótimas opções de brinquedo para dar de presente para o seu filho ou para adquirir para a sua escola!
Gostou de ler o post Como ensinar tabuada para crianças de um jeito divertido? Você também deve se interessar pelo conteúdo: Aprender inglês brincando: saiba como! Até a próxima!

Deixe uma resposta