Como ensinar uma criança a ler: formas divertidas de aprendizagem

Menina sentada em cima de livros e lendo um livro.
Menina sentada em cima de livros e lendo um livro.

Fonte: Pixabay

Você já pensou em como conseguir estimular as crianças a gostarem de ler? E o que fazer se elas demonstram desinteresse ou alguma dificuldade em aprender a juntar as letrinhas para formar palavras?
Se a criança já está em processo de alfabetização e você precisa ajudá-lo nas lições de casa ou ainda se você é o professor em sala de aula, este artigo irá ajudar muito o seu dia a dia com os pequenos.
Hoje, nós, da Bestplay, vamos dar dicas de como ensinar uma criança a ler com formas divertidas de aprendizagem. Ficou com interesse em saber? Então, continue acompanhando!

Como começar a ensinar a ler

Ensinar uma criança a ler é um processo que envolve diversas etapas importantes. Em primeiro lugar, deve-se apresentar todas as letras, cada uma ao seu tempo. Com exemplos fáceis e visuais, do dia a dia da criança. A próxima etapa é incentivá-las a diferenciarem as letras. Mais tarde, ela já começa a associar os sons com as formas. É nesta etapa em que se aprende a ler e escrever, por volta dos 6 anos.

Formas divertidas de aprendizagem

1. Utilizar letras em companhia dos objetos

Nesta brincadeira, as crianças escolhem vários objetos e você vai falando os nomes deles, um de cada vez. É importante deixar o nome de cada objeto bem claro para que os pequenos entendam.
É recomendável começar em primeiro lugar com as vogais e somente quando criança tiver aprendido essas letras, seguir para as consoantes. Você pode formar letras com as mãos ou com a ajuda de massinha de modelar.

2. Juntar imagens relacionadas

Imprima com tinta colorida dez imagens de objetos que a criança possa identificar e cole em uma folha com as imagens distribuídas em duas colunas. Em cada uma das colunas, coloque imagens que estejam relacionadas para que as crianças possam unir através da identificação de cada uma delas.
Por exemplo, de um lado você pode colocar livro, gato, bolo e televisão; do outro lado: escola, animal, comida e casa. A criança deve ligar: livro-escola; gato-animal; bolo-comida; e televisão-casa. Entendeu a lógica do pensamento?

3. Utilizar cartões com sílabas

Pegue vários cartões e escreva diversas sílabas diferentes neles. As crianças devem formar palavras a partir desses cartões. Elas podem formar equipes ou jogarem sozinhas.
Se você escrever, por exemplo, a sílaba GA, pergunte a criança qual palavra é possível formar com essa sílaba. Em uma mesa, coloque diversas outras sílabas, como, por exemplo: TO, TA, LO. Repita o processo repetidamente e vá anotando em um quadro a palavra dita pela criança que comece com a sílaba, dessa forma ela vai se familiarizando ainda mais com a forma e a escrita do que é dito.

Quer mais ideias de como ensinar a ler de uma maneira divertida e lúdica? Dá uma olhada no Kit Letramento FNDE 2 – Carlu e no Kit Letramento FNDE Econômico – Carlu. São duas excelentes opções de brinquedo para dar de presente para o qualquer criança ou para adquirir para a sua escola!
Gostou de ler o post Como ensinar uma criança a ler: formas divertidas de aprendizagem. Você também deve se interessar pelo conteúdo: 10 melhores desenhos animados para crianças. Até a próxima!

Deixe um comentário