Como fazer horta infantil em casa

Bebê regando plantas em jardim

Existem diversas atividades para realizar com as crianças que, além de muito divertidas, são educativas e ajudam os pequenos a entender melhor como funciona o mundo ao seu redor. Assim, uma ótima ideia de atividade para realizar com seu filho é ensinar como fazer uma horta infantil, para juntos vocês colocarem em prática.

Para isso, nós vamos dar algumas dicas de como você pode montar uma própria horta infantil, aproveitando o máximo da natureza junto com os pequenos. Olha só que legal!

Encontre o espaço ideal para sua horta infantil

Para começar a sua horta infantil, primeiramente é importante encontrar um espaço em que as plantinhas escolhidas conseguem florescer e se desenvolver com maior facilidade, afinal, a ideia é que os pequenos consigam ver o resultado final da plantação.

Assim, trouxemos algumas formas de montar sua horta, para diferentes realidades e espaços:

Horta no quintal

Se você possui um quintal com grama e terra sobrando para separar e fazer uma pequena horta para seus filhos, você já tem meio caminho andado. Para isso, basta separar uma parte para que você possa mexer e plantar junto com seu filho.

Uma dica para separar esse espaço para o pequeno é usar os famosos cercadinhos infantis, dando uma nova utilidade para o objeto quando seu filho já estiver preparado para correr pela casa.

Horta infantil com pneus

Para quem tem uma área aberta, mas não possui um solo natural para fazer sua horta, usar pneus é uma alternativa muito criativa. Basta você pegar um pneu velho, colocar em um canto do pátio e enchê-lo de terra. Depois é só fazer a plantação da sua horta dentro do próprio pneu.

Nesse caso, é necessário ter atenção ao tamanho e à quantidade do que será plantado, para garantir o bom desenvolvimento das plantas.

Horta infantil em tanques de areia

Para quem quer montar uma horta infantil, mas tem um espaço aberto menor ou somente uma varanda ou sacada, por exemplo, o ideal é fazer sua plantação em um recipiente com fundo, para que se evite sujeiras no chão.

Assim, aproveitar os tanques de areia infantis é uma ótima ideia! Com eles você tem recipientes grandes para realizar a plantação sem fazer muita sujeira com terra e água pela casa.

Escolha bem o que plantar com seus filhos

Se você é pai ou mãe, sabe que num piscar de olhos as crianças crescem, mudando seu gosto e seus interesses muito rápido. Para garantir que sua horta infantil será bem aproveitada e consiga entreter e educar os pequenos, é necessário escolher plantas que se desenvolvam fácil e rapidamente, como por exemplo:

  • feijão;
  • tomate;
  • ervilha;
  • alpiste.

O ideal é dar ênfase aos grãos. O feijão, por exemplo, é um grão que se desenvolve facilmente e possibilita que o pequeno acompanhe toda a fase evolutiva da planta de forma rápida.

Agora você já sabe por onde começar para fazer sua horta infantil em casa! Aproveite o melhor da infância com seus filhos e conte sempre com a BestPlay para ajudar. Até a próxima!

Deixe uma resposta