Como fazer uma gincana

Fonte: M de Mulher

Muitas crianças adoram as gincanas por serem muito divertidas e competitivas. Ainda bem, já que aplicar esse tipo de atividade enquanto a garotada está em fase de desenvolvimento é essencial para potencializar habilidades que serão usadas pelo resto da vida de qualquer indivíduo.

Contudo, você sabe o que é uma gincana e quais são as suas vantagens? Se você está pensando em como fazer uma gincana para a garotada, chegou no lugar certo! Separamos para você algumas explicações e dicas sobre gincana que vão auxiliar você nesse processo! Quer saber mais? Confira!

O que é uma gincana?

Para começarmos, é importante ter em mente o que é uma gincana: são uma sequência de atividades recreativas que possuem o objetivo de exercitar e desenvolver habilidade física e mentais no ambiente escolar ou mesmo dentro de casa contando com dois ou mais grupo para que haja um vencedor no final.

Quais as vantagens de uma gincana?

Além de engajar a garotada, gastar muita energia e deixar todos mais participativos em atividades escolares e dentro de casa, as gincanas possuem outras diversas vantagens que estão listadas abaixo como:

  • raciocínio rápido: brincadeiras envolvendo matemática e perguntas gerais são ideais para estimular o raciocínio rápido. Afinal, é necessário conhecimento prévio e inteligência para ganhar as brincadeiras;
  • trabalho em grupo: corrida de braço e cabo de guerra são brincadeiras que precisam da cooperação de todos os envolvidos para que tudo dê certo durante a prova;
  • coordenação motora: não importando a idade da garotada as corridas de saco e acerte o alvo não podem faltar para programação da gincana!

Quer algumas dicas? Confira o texto: 10 ideias de gincanas e brincadeiras para jovens!

Como organizar uma gincana?

Essa é a parte mais complicada de todo o processo. Para que tudo dê certo, é necessário que você tenha em mente alguns pontos importantes para ajudar você na hora de escolher as atividades da criançada:

Objetivo

A gincana vai ser uma atividade escolar, ou feita em casa com a família e amigos ou é algo para juntar a gurizada da rua? Qual a intenção desse competição, afinal de contas? Ao ter essas perguntas respondidas, fica mais fácil de saber o tipo de atividades escolher!

Faixa etária

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é para qual a idade que será destinada a gincana? Dependendo da etapa que estão as crianças há certas atividades que serão muito fáceis ou complexas. Conhecendo o seu público-alvo, a dica é escolher atividades que coloquem suas habilidades a prova para que tudo fique ainda mais divertido!

Local

Dependendo do lugar onde será feita a gincana, tudo pode ficar mais divertido e personalizado! Por exemplo, se for dentro da escola, você pode usar o pátio da escola para fazer atividades ao ar livre e que usem coordenação motora. Por outro lado, se você estiver fazendo a gincana dentro de casa, uma das opções é fazer jogos de perguntas e respostas para trabalhar o raciocínio do pessoal.

Então, o que achou das nossas dicas? Com elas você estará preparado para organizar a sua própria gincana! Você pode conferir outras dicas de atividades em brincadeiras de cordas: 5 dicas para os pequenos brincarem em grupo. Boa sorte!

Deixe uma resposta