Como montar uma brinquedoteca organizada

brinquedoteca organizada

 

brinquedoteca organizada

As brinquedotecas vem ganhando popularidade, tanto nos lares quanto em outros espaços, como hospitais e restaurantes. Com o intuito de entreter os pequenos, esses espaços colaboram para o desenvolvimento infantil.

Descubra como montar uma brinquedoteca organizada para sua casa, condomínio ou estabelecimento!

Passo a passo de como montar uma brinquedoteca?

brinquedoteca organizada em tons claros

brinquedoteca organizada com estantes

Montar uma brinquedoteca não é tão difícil quanto parece, mas é super importante ficar atento a medidas de segurança, como móveis arredondados, piso adequado, luminárias fora do alcance e nada de objetos pontiagudos ou pequenos demais.

Quanto ao espaço, pode ficar tranquilo que não é necessário ter um ambiente lá tão grande. Claro que quanto mais espaço, melhor, mas também é possível criar um cantinho mágico e organizado com alguns poucos metros quadrados.

Olha só como é fácil o passo a passo:

  • Escolheu o local? Agora você já pode colocar a mão na massa e dar vida a esse espaço. Pinte as paredes, aplique papel de parede, use tinta lousa e o que mais vier à cabeça. Deixe o local prontinho para os próximos passos.
  • É essencial que o piso para brinquedoteca seja adequado. Atualmente, o mais usado e recomendado são os piso emborrachados e o tapete de grama sintética. Ambos são resistentes, amortecem impactos e são macios ao toque. Além disso, também são line decoram o ambiente.
  • Invista em móveis arredondados e coloridos. Lembre-se de que os móveis são seus aliados na organização. Investir em modelos de bichinhos e divertidos são um baita incentivo para os pequenos ajudem a deixar tudo em seu lugar.
  • Não se esqueça dos brinquedos! Aqui na Bestplay você encontre diversas opções legais para a criançada se divertir. Além do kit brinquedoteca, que já acompanha alguns brinquedos e móveis, têm também blocos de montar, brinquedos educativos e muito mais!

Como organizar brinquedos e, principalmente, manter a brinquedoteca organizada?

prateleira e organizadores na brinquedoteca

diversos brinquedos organizados no quarto

A organização pode ser um problema na brinquedoteca, por falta de espaço ou por resistência dos pequenos. Para driblar essa situação, é preciso muito diálogo, sendo importante que a criança entenda a importância da sua contribuição para a organização do ambiente. Essa parte é essencial, mas o mobiliário também pode ser seu aliado.

Invista em móveis divertidos e que incentivem os pequenos a usá-los quando terminarem de brincar, guardando tudo que usaram. Baús e estantes são sempre boas alternativas. Outra dica, principalmente para quem não tem muito espaço, é utilizar nichos, prateleiras e redes presas ao teto para guardar brinquedos pouco usados.

Deixe os organizadores sempre ao alcance dos pequenos para que eles possam guardar seus brinquedos quando terminarem de usar. Também é importante ter um lugar destinado à cada tipo de brinquedo – por exemplo, uma caixa para bonecos, outra para blocos de montar, e assim por diante. Nomeie com etiquetas os organizadores – vale desenhos, caso a criança ainda não saiba ler – e seja insistente com a criançada.

Além disso, de tempos em tempos faça uma limpeza geral na brinquedoteca. Tudo que não estiver sendo usado pelos pequenos pode ser doado, deixando mais espaço livre para a organização do espaço. Viu só como unir decoração e organização não é nenhum mistério? Agora, é só colocar essas dicas em prática e deixar a diversão rolar!

Deixe uma resposta