Conheça 5 brincadeiras de interação entre pais e filhos

Você sabia que as brincadeiras em família contribuem para o desenvolvimento das crianças? Na correria do dia a dia com trabalho e tarefas domésticas, muitos pais se esquecem da importância de brincar com seus filhos. Essa falta de interação pode fazer diferença nos desenvolvimentos físico, cognitivo e social das crianças.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do tempo em família, nós, da Bestplay, selecionamos cinco brincadeiras de interação entre pais e filhos para você aproveitar cada momento com os pequenos. Vamos lá?

1. Boliche

Se você tem filhos a partir de três anos, você não pode deixar de jogar boliche com eles! Para se jogar com dois ou mais jogadores, a dica para deixar a brincadeira mais divertida é fazer o vencedor da partida ganhar um doce gostoso de sobremesa!

Ao invés de comprar peças de boliche tradicionais, use a sua criatividade! Faça os pinos com garrafas pet e preencha a metade com areia colorida. Peça a ajuda das crianças, elas irão adorar! Depois, com uma bola, o primeiro jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

2. Morto vivo

Outra brincadeira divertida para se fazer entre a família é morto vivo! Voltada para crianças a partir de quatro anos, a brincadeira funciona da seguinte maneira: pais e filhos devem formam uma fila, uma das pessoas precisa estar fora da fila ou, pelo menos, ficar de frente para os demais.

Quando a pessoa que estiver conduzindo falar “morto”, os demais devem se abaixar. E quando falar “vivo”, precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade da brincadeira. Quem errar, está fora. O vencedor pode pedir uma “prenda” aos perdedores!

3. Mímica

Nesta brincadeira, os pais podem ficar em um time diferente dos filhos ou tudo misturado. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra em segredo para o outro grupo. A pessoa tem três minutos para representar apenas com gestos e o time deve adivinhar. O time que acertar mais, ganha.

Essa é uma brincadeira para crianças a partir de cinco anos e fica muito mais interessante se for jogada com quatro jogadores ou mais! O time vencedor pode ganhar algum prêmio de recompensa. Use a sua imaginação!

4. Amarelinha

Perfeita para incentivar a coordenação motora dos pequenos, a amarelinha é uma brincadeira que as crianças adoram se divertir. Pode ser jogada com crianças a partir de cinco anos e fica ainda mais divertida quando é feita em grupos grandes.

Peça a ajuda das crianças para fazer o desenho da amarelinha no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. Na parte superior do desenho, faça uma meia-lua com estrelas e escreva a palavra céu. O primeiro jogador deve começar a brincadeira ficando atrás da linha do início do desenho, do lado oposto da palavra céu. Ele deve atravessar o restante do circuito com pulos em um pé só.

Ao chegar no céu, basta fazer o caminho de volta do circuito, pegar a pedra (sem pular na casa onde está) e voltar para trás do desenho. Depois jogue a pedra na próxima casa e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo o percurso primeiro!

5. Não me faça rir

Para ajudar na concentração das crianças, a brincadeira não me faça rir é muito interessante para crianças a partir de três anos. Passível de se jogar com dois jogadores ou mais, a ideal desse jogo é tentar fazer a outra pessoa rir, enquanto ela tenta segurar a risada.

Quem rir primeiro, perde e o vencedor pode fazer cosquinhas nos perdedores! Já pensou que divertido jogar essa brincadeira com seus filhos e, de quebra, ainda fazer os pequenos desenvolverem uma habilidade essencial para o dia a dia deles!

O que você achou das cinco brincadeira de interação entre pais e filhos? Agora que você conhece elas, é só deixar a sua rotina mais animada! Outra dica muito legal para você compartilhar momentos muito interessante para seus filhos é organizar passeios para a garotada se divertir! Não esqueça de comentar o que achou do texto e compartilhar as nossas dicas com os seus amigos e familiares! Até mais!

1 Comentário
  1. Amei…vou fazer com meus meninos.

Deixe um comentário