4 Atividades Para a Coordenação Motora Infantil

Veja algumas atividades para estimular a coordenação motora do seu filho!

A coordenação motora infantil é conquistada nos primeiros anos de vida das crianças, ela é fundamental para que outras habilidades se desenvolvam no futuro. Alguns movimentos adquiridos na infância são uma espécie de preparação para outros que ela deverá obter no futuro. Por isso, eles são tão importantes!

Desde os primeiros meses de vida, o bebê já começa a apresentar movimentos que indicam os passos iniciais da coordenação motora. Equilíbrio, força e precisão são algumas das habilidades que eles devem ter contato desde cedo.

Mas, você sabe como ajudar a estimular seus filhos da maneira correta? Neste artigo você descobrirá algumas atividades para coordenação motora infantil que ajudam muito. Continue a leitura e acompanhe!

Por que você deve estimular as crianças e desenvolver a coordenação motora infantil?

Naturalmente, a coordenação motora aparecerá na criança conforme o passar dos meses e anos. Mas um bebê estimulado da forma correta tem muito mais chances de apresentar movimentos precisos e ainda evitar os atrasos que podem acontecer justamente pela falta de estímulos.

É sempre importante lembrar que estimular não é forçar o bebê ou a criança a fazer algo que está à frente do seu tempo, mas sim dar os recursos para que eles possam, devagar, descobrir suas habilidades e treiná-las.

Essas atividades são brincadeiras que estimulam tanto a coordenação motora fina, sendo aquela onde o bebê desenvolve habilidades com os dedos, como o movimento de pinça para pegar objetos pequenos, quanto a coordenação motora no geral, que ajuda nos processos de engatinhar e andar. Confira algumas dessas atividades.

Feijão no pote: treino de movimento de pinça

Sob supervisão, coloque um pote com feijões-crus e outro pote vazio. Explique para a criança que ela deve pegar cada grão e colocar no recipiente vazio. Essa atividade é um típico treinamento para desenvolvimento de coordenação motora fina, que ajudará a trabalhar o movimento casado entre os dedos polegar e indicador.

Atividades com obstáculos: domínio corporal

Seu bebê já treina o domínio corporal desde os primeiros meses de vida. Quando ele começa a se rastejar, um dos passos prévios para o engatinhar, a atividade com obstáculos pode ajudá-lo a ter mais equilíbrio e noção do próprio corpo.

Coloque almofadas diante dele e, após, coloque os brinquedos favoritos. Ele vai, gradualmente, desenvolvendo métodos para ultrapassar as barreiras e chegar ao seu objetivo.

Para as crianças maiores, os brinquedos dos playgrounds com barreiras são ótimos para a coordenação motora infantil. Abaixar, levantar, pular e se esquivar são maneiras importantes de treinar mais que o corpo, mas a agilidade da mente também.

Quebra-cabeça: coordenação motora infantil e lógica

O quebra-cabeça é uma ótima brincadeira em família para o desenvolvimento da coordenação motora e também da lógica da criança. Ela terá que ver qual desenho é coerente com o que já está montado e verificar a peça que se encaixa.

A única observação importante para oferecer esse jogo à criança é que as peças tenham tamanhos compatíveis com a idade. Você encontra essa informação na embalagem do produto.

Recorte e colagem: coordenação das habilidades manuais

Ofereça uma tesoura sem ponta para a criança e, sob supervisão, incentive-a fazer um recorte de uma imagem de uma folha de revista e colar em uma folha em branco, formando um desenho. Para as crianças já alfabetizadas, pode-se estimular a procurar as palavras, recortá-las e formar frases.

Essa atividade estimula muitas habilidades, tanto a lógica para formar desenhos e frases, a criatividade e a coordenação motora para recortar, passar a cola e colar.

Já escolheu a próxima atividade que vai fazer com os pequenos para estimular a coordenação motora infantil? Agora é só soltar a imaginação, pegar os brinquedos e se divertir!

Conclusão

Encerrando, a importância da estimulação da coordenação motora na infância é inequívoca e desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral da criança.

As atividades mencionadas, tais como “feijão no pote”, desafios com obstáculos, quebra-cabeças e sessões de recorte e colagem, são mais do que brincadeiras; são ferramentas lúdicas e eficazes que capacitam as crianças a construir uma base sólida para habilidades motoras complexas.

Ao envolver os pequenos nessas práticas divertidas e educativas, os pais e cuidadores não só potencializam o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, mas também proporcionam oportunidades preciosas para seu crescimento emocional e social.

Por fim, enquanto os pequenos se divertem, eles também desbravam o mundo ao seu redor, ganhando confiança e autonomia. Portanto, escolher a atividade adequada e proporcionar um ambiente seguro e estimulante pode fazer toda a diferença em suas vidas, abrindo portas para que eles alcancem seu máximo potencial.

Quer auxiliar os pequenos a se desenvolverem brincando? Então descubra os 3 melhores brinquedos de plástico para playground.

Deixe um comentário