Como ajudar na adaptação do seu filho com aulas online?

Filho com aulas online

As adaptações de rotina com as crianças são sempre um desafio, especialmente quando as mudanças chegam de surpresa, sem esperarmos, não é? Sendo que a crise que ocorreu por conta do coronavírus trouxe mudanças abruptas para o dia a dia de todo mundo, inclusive para seu filho com as aulas online.

Por isso, querendo ou não, é preciso adaptar-se! Então, como fazer?

Para que você, como pai ou mãe, possa auxiliar seus pequenos a se adaptarem às aulas online sem ter prejuízo no aprendizado e no andamento da sua educação, preparamos algumas dicas práticas e bastante eficazes:

4 dicas para você e seu filho com aulas online

1 – Manter hábitos das aulas normais

Pode parecer bobagem à primeira vista, mas uma atitude pequena que pode fazer toda a diferença é manter os hábitos de quando às crianças iam até escola.

Ou seja, se antes os pequenos costumavam tomar café da manhã, escovar os dentes e colocar seu uniforme ou roupa para sair, a dica é manter todos esses passos, mesmo em casa.

Isso traz uma realidade de compromisso mais estabelecida, o que ajuda os pequenos a compreenderem a importância dos estudos, mesmo sem ver os professores, colegas e a estrutura da escola em si.

2 – Ter horários de aula

Ainda na ideia da dica acima, ter horários definidos para cada atividade auxilia muito na formação de uma rotina produtiva.

Mas, é claro que estamos todos sensíveis e as coisas podem ser flexibilizadas: se antes era preciso acordar às 6h30min da manhã para chegar a tempo, agora que não precisa contar com tempo de locomoção, o horário pode ser mais tranquilo.

De qualquer forma, é bom estabelecer a rotina horária do dia e segui-la com firmeza e responsabilidade. Assim você demonstra a importância disso para os seus filhos e a rotina funciona melhor.

3 – Escolher um local fixo para estudar

Assim como são as salas de aula, ter um ambiente focado nos estudos e com o mínimo de distrações possíveis vai ajudar. Por exemplo, o quarto das crianças não costuma ser um lugar muito atrativo ao estudo. Os brinquedos e até mesmo a cama serão uma grande distração.

Se tiver uma escrivaninha ou um espaço na mesa de jantar, mantenha este como o local fixo para assistir as aulas e fazer as atividades, sem objetos que possam distrair e com todos os materiais necessário para estudar.

Confira inspirações e dicas para cantinho de estudos!

4 – Descansar e conviver

Por último, vale a pena lembrar que os estudos e atividades online também são cansativas e exigem atenção e esforço.

Logo, momentos de pausa e descanso devem fazer parte da rotina: a criança precisa se distrair para renovar as energias.

Além disso, é  comum que os pequenos sintam falta dos seus amigos e professores. Afinal, eles são especiais no convívio escolar e na socialização. Sendo assim, vale a pena pensar em atividades que possam ser feitas entre os membros da casa!

Não deixe de conversar com as crianças, ouvir suas dificuldades e aprendizados. Promover momentos de diversão, mesmo dentro de casa, também é muito importante.

Então, pronto para ajudar os pequenos a viver esses novos desafios do seu filho com aulas online? A única certeza é que tudo isso vai passar, então sejamos fortes! Para que, assim, cheguemos ao fim das dificuldades sabendo que fizemos o melhor que podíamos.

Deixe um comentário