Atividades ao ar livre com criança pequena

Atividades ao ar livre com criança pequena

Manter as crianças pequenas entretidas pode ser um bom desafio para os adultos e, se for para prender a atenção dos pequenos, é muito melhor que isso seja feito com atividades ao ar livre.

Infelizmente, existe o hábito cada vez mais comum de se colocar as crianças sempre em frente às telas para que elas se distraiam. Contudo, é muito melhor para o desenvolvimento delas e para a socialização que elas brinquem ao ar livre.

Se você tem que cuidar de alguma criança e não sabe mais quais atividades realizar com ela, veja aqui algumas opções para se divertir do lado de fora de casa!

Opções de atividades ao ar livre para os pequenos

Atividades ao ar livre com criança pequena

A seguir, algumas das atividades que vão divertir as crianças e trabalhar diversos pontos nelas, como a coordenação:

1. Esconde-esconde

O esconde-esconde é uma brincadeira bastante tradicional e que muitas crianças estão deixando de praticar porque estão sempre em frente às telas.

Porém, o esconde-esconde ajuda a criança a realizar atividade física, controlando seu peso, e ainda causa muita diversão. Além disso, as crianças têm de elaborar certa estratégia para escolher onde vão se esconder.

2. Siga o mestre

Brincadeira muito divertida para se aproveitar ao ar livre porque há mais espaço para o “mestre” guiar as outras crianças.

Nesse jogo, aquele que é selecionado para ser o mestre pode dançar, pode pular, pode se sacudir e todas as demais crianças têm de fazer exatamente a mesma coisa.

Caso a criança não siga exatamente o que o mestre fizer, ela é eliminada daquela rodada. A forma como os próximos mestres serão escolhidos pode ser determinada pelo adulto supervisionando a brincadeira ou por sorteio.

3. Amarelinha

É claro que a amarelinha faz parte das brincadeiras que ficam muito melhores ao ar livre! Se não houver a amarelinha riscada no chão, só o fato de os pequenos fazerem isso já será algo bem divertido e o ideal é que ela seja bem colorida.

A ideia da amarelinha é que as crianças vão pulando nos quadrados com os números até que cheguem ao “céu”, sempre sem pisar na linha.

Além de a amarelinha ser uma brincadeira bastante divertida, é claro que essa brincadeira ajuda a fixar mais os números e ainda melhora o equilíbrio.

4. Queimada

A queimada é uma brincadeira que faz com que as crianças trabalhem a pontaria. Basta ter uma bola relativamente macia, dividir as crianças em dois grupos e uma delas jogar a bola no grupo contrário.

Sempre que essa bola atingir uma das crianças, esta é eliminada, pois foi “queimada”. O objetivo é que os pequenos se esquivem da bola e o último que restar é o vencedor.

Além da pontaria, a atenção também é trabalhada, já que as crianças precisam ficar atentas à trajetória da bola e pensar bem em quem será o seu alvo.

5. Bolhas de sabão

Essa é uma brincadeira bastante antiga, mas que continua encantando bastante os pequenos. Basta ter um balde com água e colocar sabão neutro nele, mexendo bastante. Depois, é preciso uma haste para fazer bolhas de sabão e as crianças devem correr para estourá-las.

Dependendo da idade da criança, ela também pode ser aquela que faz a bolha e, estando ao ar livre, haverá muito mais espaço para que elas sejam feitas!

6. Guerra de água

As pistolas de água podem ser uma ótima diversão ao ar livre para os pequenos. É só colocar água dentro dessas pistolas, distribuir entre as crianças e elas terão de jogar água umas nas outras, vencendo aquele que ficar seco.

No entanto, é claro que a guerra de água só é uma brincadeira válida quando está calor. Caso contrário, a criança pode até ficar doente.

7. Cabra cega

Provavelmente, muitos adultos já brincaram de cabra cega na infância e essa continua sendo uma excelente atividade ao ar livre.

Uma das crianças é vendada e ela precisa encontrar os seus amigos guiando-se apenas pelo som. Aquela que for pega, passa a ser a cabra cega da próxima rodada.

Porém, é muito importante que se escolha um lugar seguro, sem que haja coisas nas quais a criança vendada possa tropeçar, por exemplo.

Com certeza, essas são brincadeiras que vão divertir muito as crianças, trabalhar habilidades e ainda deixá-las muito mais entretidas.

E você? Conhece outras brincadeiras que possam ser feitas com as crianças ao ar livre? Conte para a gente comentando abaixo e não deixe de compartilhar essas sugestões de brincadeiras com seus amigos!

Deixe um comentário