Atividades recreativas: 5 brincadeiras para educação infantil!

Atividades recreativas: 5 brincadeiras para educação infantil!
Atividades recreativas: 5 brincadeiras para educação infantil!

Fonte: Nova Escola

Pensar em atividades e brincadeiras para educação infantil não é tão fácil assim. Isso porque você vai precisar de uma boa dose de criatividade e jogo de cintura para entreter e divertir as crianças pequenas! Além disso, quanto mais fácil de preparar a atividade melhor, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos 5 brincadeiras para você preparar para a educação infantil, que são muito simples de aplicar. Confira!

1 – De onde vem o cheiro?

A ideia é que a professora coloque perfume em um paninho e o esconda na sala de aula, num lugar de fácil alcance. Quando ela contar até dez, todos os alunos deverão correr para descobrir de onde vem o cheiro, encontrando o pano.

2 – Caixa Surpresa

Nessa brincadeira, que pode ser feita diariamente, uma caixa de papelão será mandada para a casa de algum aluno sorteado. O objetivo é que os pais da criança escolham um objeto para guardar dentro da caixa. No dia seguinte, a professora terá um momento de dinâmica para que as crianças descubram o que está na caixa, descrevendo o objeto escolhido até que alguém adivinhe.

3 – Caminho Colorido

Monte um caminho em formato de passarela com folhas de papel pardo ou cartolina e molhe os pés das crianças na tinta. A ideia é que se forme um caminho todo colorido com as pegadas, divertindo e envolvendo os pequenos! Lembre-se que essa atividade deve ser realizada se houver a possibilidade de limpar a tinta dos pés depois. Também tenha o cuidado de escolher tintas não-tóxicas e solúveis em água.

4 – O carteiro

Todas as crianças devem sentar em círculo e o professor vai começar falando: “O carteiro mandou uma carta… (suspense) só pra quem está usando tênis azul!”. Todos que estiverem de tênis azul vão trocar de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de relógio, de rosa, de branco… É bastante envolvente e os pequenos costumam gostar!

5 – Apanhador de batatas

Os pequenos devem amassar várias folhas de jornal e revistas, que vão representar as “batatas” na brincadeira. O educador, então, deve espalhar as “batatas” em vários lugares da sala. Quando ele mandar, as crianças, que devem ser divididas em equipes, devem apanhar as “batatas” e colocá-las na caixa do seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de “batatas” em cada rodada.

Confira também Brincadeiras para crianças de 3 anos: dicas e opções divertidas e estimulantes!

Viu só como é possível trazer entretenimento até para as crianças pequenas, com atividades fáceis de fazer? Além disso, é possível educar os pequenos com brincadeiras. Confira como ensinar matemática brincando: dicas para um aprendizado! A diversão já está garantida, agora é só colocar em prática!

Deixe um comentário